Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

INFORMAÇÕES INVERÍDICAS

MP Eleitoral pede para TV Mato Grosso desmentir fake news sobre urnas eletrônicas

MP Eleitoral pede para TV Mato Grosso desmentir fake news sobre urnas eletrônicas
O procurador Regional Eleitoral em Mato Grosso, Erich Masson, recomendou a TV Mato Grosso, canal 27,1, a retirar do ar falsas informações sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. De acordo com o Ministério Publico Eleitoral, a apresentadora Jane Nezzi divulgou conteúdo de fake news durante seu programa.

Leia Mais:
Ministro do Supremo nega seguimento de reclamação de Neri Geller e adia análise de recurso

Conforme o MP Eleitoral, as informações devem ser retificadas até véspera das Eleições 2022, que ocorrem neste domingo (2), sob pena de representação criminal. Durante o programa, a apresentadora Jane Nezzi afirmou que, ao realizar a votação na urna eletrônica, “todos os campos tem que ser preenchido (sic). Governador, Senador, Deputado Estadual, Federal todos os campos. Se você deixar um branco você anula seu voto. Outra coisa, tem uma pegadinha que você vai ter que ficar esperto: cada vez que você vota XX para Governador vai aparecer na tela "confira o seu voto" enquanto esse lembretezinho estiver na tela você não pode apertar a tecla confirma, porque senão você anula o voto também, você perde o voto, entendeu? Só quando liberar parou de piscar o confira o seu voto é que você vai poder confirmar o seu voto”, disse.

No entanto, segundo o procurador, as informações são “fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados”. Uma vez que: o não preenchimento de todos ou de um campo não anula os demais votos regularmente preenchidos. Além disso, o eleitor pode, sim, escolher votar apenas para um cargo.

Por fim, o procurador explicou que para estas eleições, de fato foi criada a mensagem "confira o seu voto", após o eleitor digitar sua opção na urna, que aparece por 1 segundo, com o intuito de que o eleitor confira os dados do candidato. Logo em seguida, a urna eletrônica permite a confirmação do voto pelo botão verde “Confirma”.

Outra informação equivocada dada por Jane foi sobre o fato de que apenas os mesários podem registrar denúncias no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É preciso ressaltar que qualquer pessoa, qualquer cidadão, que ver uma irregularidade e quiser fazer denúncia pode fazê-la pelo aplicativo Pardal, sem necessidade de auxílio ou intervenção de servidores da Justiça Eleitoral”, explicou o procurador eleitoral.

A emissora de TV ainda não respondeu a notificação e nem tomou as providências necessárias solicitadas pelo MP Eleitoral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet