Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

Intermat

MPE investiga risco de desabamento no prédio do Instituto de Terras de Mato Grosso

Foto: Mayke Toscano

MPE investiga risco de desabamento no prédio do Instituto de Terras de Mato Grosso
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) finalizou procedimento preparatório e determinou a instauração de Inquérito Civil para apurar risco de desabamento no prédio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), estrutura localizada no Centro Político Administrativo (CPA).

Leia também 
MP pede investigação de perfil no Facebook que expôs fotos de atiradora e Isabele morta

 
Conforme documento assinado pelo promotor de Justiça Gerson Barbosa, datado do dia 28 de janeiro, o risco foi comunicado ao MPE por meio de reclamação apresentada pela Associação dos Servidores do Intermat. A reclamação gerou o procedimento preparatório.
 
Com base na reclamação, foi determinada a realização de perícia pelos técnicos do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça para averiguação dos riscos de desmoronamento ou outras correlatos, conforme noticiado na reclamação.
 
O Centro de Apoio às Promotorias de Justiça elaborou Relatório Técnico esclarecendo que foram detectadas diversas irregularidades, como, por exemplo, infiltrações em toda a edificação, instalações elétricas em desconformidade com a norma da ABNT, existência de fissuras e trincas generalizadas nas paredes.
 
Houve a remessa do Relatório Técnico ao Presidente do Intermat a fim de que adotasse providências para sanar as irregularidades. Porém, conforme o MPE, não houve o atendimento até o momento.
 
A investigação estabelecida no inquérito pode subsidiar futuras ações para responsabilização de agentes públicos.

Outro lado

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) foi notificado da apuração do Ministério Público. O órgão já adota todas as medidas necessárias para a reparação do imóvel e esclarecimentos dos apontamentos do MP. 

O Intermat investe R$ 1,9 milhão na manutenção e adequação predial, com o objetivo de melhorar o atendimento e o ambiente laboral, garantir a acessibilidade com a instalação de um elevador, além de adequações na rede lógica e parte elétrica, pintura e mobiliário. As obras tiveram início em 2020 e tem previsão de serem finalizadas ainda este ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet