Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

PROVAS EM BRASÍLIA

Receita Federal recebe dados da 'Sodoma 2' para investigação a fraudes em cinco Estados

18 Abr 2018 - 10:14

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Receita Federal recebe dados da 'Sodoma 2' para investigação a fraudes em cinco Estados
O juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá Marcos Faleiros determinou o envio de provas da “Operação Sodoma 2” para Brasília. O compartilhamento foi solicitado pela Receita Federal, para fins de Fiscalização de Combate à Fraude. O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) receberá os mesmos documentos, para subsidiar Procedimento Investigatório Criminal (PIC) em andamento. A decisão foi proferida no último dia 11.

Leia mais:
'Grampolândia Pantaneira' completa 12 dias de suspensão e PGJ deverá se manifestar

Conforme os autos, a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil em Brasília manifestou interesse pelas provas da ação penal para fins de instrução dos trabalhos realizados pela Equipe Regional de Fiscalização de Combate à Fraude da 1ª Região Fiscal (Efrau01).

Já o Gaeco, solicitou os documentos para fins de instrução de investigação criminal, cuja natureza não foi apresentada nos autos.

"Assim, não havendo qualquer óbice ao deferimento do pedido, autorizo o compartilhamento das provas produzidas no interesse desta Ação Penal”. Ambas as instituições garantiram manutenção de sigilo sobre as informações, às quais somente poderão ter acesso os Promotores de Justiça lotados no Gaeco e àqueles por ele designados, bem como os Auditores-Fiscais da Receita Federal, determinou Faleiros.

A “Operação Sodoma 2” foi deflagrada no dia 11 de março de 2016, e revelou um suposto esquema para lavagem de R$ 13 milhões na aquisição de um terreno na Avenida Beira Rio, próxima a casa de shows Musiva, que teria sido quitado com cheques provenientes de propina pagas por empresas (beneficiados com incentivos fiscais) ao Poder Executivo. 

A compra foi feita, segundo o Ministério Público Estadual, pelo ex-secretário de Administração César Zilio, que teria usado o pai falecido e um arquiteto como “laranjas” na transação. 

Foram denunciados pela Sodoma: o ex-governador, Silva da Cunha Barbosa; o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace dos Santos Guimarães; os ex-secretários de Estado, Marcel de Cursi, Pedro Jamil Nadaf, José Jesus Nunes Cordeiro, César Roberto Zílio e Pedro Elias Domingues; o filho do ex-governador, Rodrigo da Cunha Barbosa; o ex-deputado estadual José Geraldo Riva; Silvio Cezar Correa Araújo, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Karla Cecília de Oliveira, Tiago Vieira de Souza, Fábio Drumond Formiga, Bruno Sampaio Saldanha, Antonio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet