Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ENTREGUE AO TRE

PSD entrega documento para desfiliação de Janaina; deputada vê discriminação após filiação de Fávaro

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

PSD entrega documento para desfiliação de Janaina; deputada vê discriminação após filiação de Fávaro
O Partido Social Democrático (PSD) apresentou manifestação endereçada ao juiz federal Paulo Cézar Alves Sodré, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, para que a deputa estadual Janaina Riva obtenha sua desfiliação. Conforme o documento, datado do dia 27 de outubro, após filiação do vice-governador, Carlos Fávaro, incompatibilidades políticas restaram evidentes entre as partes.

Leia mais:
Justiça Federal suspende intimações de Comissão Eleitoral do pleito da OAB-MT


Nos autos, Janaina salienta ter sofrido descriminação dentro do partido. O PSD era presidido, até início de 2015, pelo ex-deputado José Geraldo Riva, pai da requerente. O ex-parlamentar chegou a concorrer pleito eleitoral em 2014 como oposição ao atual governo estadual, composto, em partes, por Fávaro, filiado à época ao Partido Progressistas (PP).

A mudança do direcionamento do partido para a base do governo, após a filiação do vice-governador, evidenciaria a modificação do programa partidário, eliminando, por base, qualquer traço de oposição. O ato de discriminação dentro do partido, contra Janaina Riva, teria surgido no suposto fato de que Fávaro, para a concluir sua transferência ao PSD, exigiu a desfiliação da deputada.

Janaina sustenta, também, não ter recebido convites para participação em atos partidários para deliberação da composição da atual diretoria. O PSD, porém, negou qualquer decisão interna com viés pessoal, esclarecendo que todas as deliberações eletivas correntes foram tomadas pelo diretório nacional do Partido Social Democrático.

Após as justificas, o PSD firmou posicionamento afirmando que “não se insurgirá contra o pedido”, asseverando ainda que “há severas incompatibilidades nas posições político partidárias". Ao final, buscando celeridade, foi pedido o julgamento antecipado da questão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet