Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Censo 2012 do MP é apresentado durante 2ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão

Um panorama dos mecanismos de gestão, gestão de pessoas e orçamento e finanças no Ministério Público da União e dos Estados foi apresentado na tarde desta terça-feira (18), durante a abertura da 2ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público em 2012, que ocorre na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Entre os dados divulgados, está a constatação de que 88% dos MPs possuem planejamento estratégico e 85% contam com uma unidade de gestão estratégica em sua estrutura organizacional.

O Censo 2012 de Administração do Ministério Público foi estruturado com base num questionário elaborado durante a 1ª reunião do Fórum, em maio. Cada instituição respondeu a 79 questões sobre mecanismos de gestão, gestão de pessoas e gestão orçamentária e financeira, além de relatar problemas e dificuldades enfrentados na área.

Entre os resultados que chamaram a atenção dos promotores, procuradores e servidores da área de gestão que participam do encontro está a porcentagem dos MPs que possuem um modelo de governança do planejamento estratégico: 50%. Cinquenta e oito por cento realizam capacitação de membros e servidores em gerenciamento de projetos.

Na abertura do encontro, a conselheira Claudia Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP, afirmou que o Fórum é o espaço correto debate da melhoria da gestão da instituição. “É preciso tirar o Mapa Estratégico do MP da parede e trabalhar para colocar os objetivos em prática”, disse.

O conselheiro Jarbas Soares, presidente do Fórum Nacional de Gestão, ressaltou que o papel do CNMP é o de integrar e unir esforços para aproximar as experiências de várias realidades. “Temos bons exemplos espalhados pelo país que podem ser compartilhados. O objetivo é melhorar a gestão no Ministério Público para que o nosso cliente direto – a população – seja o maior beneficiado”, pontuou.

Agenda de trabalho

Com os dados do Censo 2012 do MP, a ideia é aprofundar a discussão com os integrantes do Fórum para definir uma agenda de trabalho e de metas, tendo como enfoque o planejamento estratégico desenhado em conjunto para todo o Ministério Público brasileiro.

Além do Censo 2012 de Administração do Ministério Público, foram apresentados o Portal da Transparência e o Projeto Ação Nacional, que consiste na etapa de execução do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Os participantes do encontro foram divididos em grupos temáticos e terão até quarta (19) para discutir os resultados apresentados pelo Censo sobre os temas “mecanismos de gestão”, “gestão de pessoas” e “gestão orçamentária e financeira”. Ao final, haverá a apresentação das conclusões, das metas e ações, e a definição de um calendário de atividades, com os próximos passos do trabalho.

Além dos conselheiros Claudia Chagas e Jarbas Soares, participaram da abertura os conselheiros Tito Amaral e Fabiano Silveira; o secretário-geral do CNMP, José Adércio Leite Sampaio; o membro auxiliar do Conselho Jairo Cruz Moreira; o secretário de Gestão Estratégica, Cristiano Heckert; e a secretária de Administração, Sônia Amaral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet