Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Projetos desenvolvidos pelo MPE beneficiam centenas de pessoas nos últimos dois anos em Alto Araguaia

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, implantou, nos últimos dois anos, cinco projetos voltados para a área da Cidadania. Todas as ações foram coordenadas pelo promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas.

“Desenvolvemos os projetos 'Educando para Ressocializar', 'Em busca de uma tutela eficiente em favor das vítimas da criminalidade', 'Todos no Tênis', 'Leitura: Caminho do Saber' e 'Livro: Porta de Entrada para a Cidadania'. "São projetos que utilizam a educação, o esporte, a literatura e a música como instrumentos de inclusão e transformação social", destacou o promotor de Justiça.

Segundo ele, por meio do projeto Educando para Ressocializar, os reeducandos estão tendo acesso a aulas de música, informática, alfabetização e de incentivo à leitura. Os recursos foram viabilizados por meio de Termos de Ajustamento de Condutas e de transações penais.

“Foram construídas duas salas de aula climatizadas com aparelho de ar condicionado digital na Cadeia Pública de Alto Araguaia. Foram adquiridos seis computadores, violino, violões, guitarras, flautas, teclado e bateria. Além disso, foram obtidos 400 livros novos”, acrescentou.

Já o projeto 'Todos no Tênis” possibilita que 136 crianças e adolescentes de baixa renda e menores infratores tenham acesso a aulas gratuitas de tênis. O município de Alto Araguaia, parceiro da iniciativa, construiu três quadras de tênis. “O material esportivo utilizado pelos referidos jovens, como raquetes, bolinhas, tênis e uniformes, foi obtido por meio de transações penais e do apoio da iniciativa privada”, destacou Florestan.

Outros dois projetos voltados para área da educação buscam estimular o incentivo à leitura. “O primeiro, denominado 'Leitura:- Caminho do Saber', está sendo desenvolvido nas escolas municipais. A leitura é incentivada mediante a realização de concurso de redação. As crianças, a exemplo do que ocorreu no ano passado, receberão bicicletas e computadores como premiação. Toda a premiação (50 bicicletas e 6 computadores) também foi obtida através de transações penais e do apoio da iniciativa privada”, esclareceu.

O 'Livro: Porta de Entrada para a Cidadania' está sendo realizado em um dos bairros mais carentes de Alto Araguaia, o São Francisco , e no Setor Castro. “A leitura é incentivada mediante a realização de concurso de redação, voltado para todas as idades. Os moradores receberão como premiação 50 computadores, todos obtidos através de transações penais e do apoio da iniciativa privada”, explicou o promotor de Justiça.

Já o projeto 'Em busca de uma tutela eficiente em favor das vítimas da criminalidade' disponibiliza atendimento especializado na sede da Promotoria de Justiça em favor das vítimas da criminalidade. “Em juízo, está sendo pleiteado, nos processos criminais, a fixação de valor mínimo para reparação dos danos materiais e morais causados pela prática delituosa. Além disso, as vítimas têm sido encaminhadas para atendimento psicológico e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, quando necessário. O projeto está sendo executado em parceria com a Unemat (estudantes de jornalismo)”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet