Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Advogados do Sudão conhecem OAB e acompanham sessão do Conselho

Cinco advogados do Sudão conheceram nesta segunda-feira (17) a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e acompanharam parte da sessão plenária do Conselho Federal, que acontece durante todo o dia de hoje e é conduzida pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. O grupo veio acompanhado do ministro Plenipotenciário da Embaixada do Sudão em Brasília, Mahamed Yasin. “Tenho certeza que a advocacia do mundo tem uma linguagem só, que é a defesa do cidadão”, disse Ophir ao receber os advogados sudaneses.

O presidente da OAB destacou que o sistema de Justiça do Brasil é referência mundial, por isso a importância da visita do grupo do Sudão ao Conselho Federal. “Hoje, o sistema de Justiça do Brasil é uma referência para mudar, para melhor, o sistema africano de Justiça. Um exemplo disso é que, pela primeira vez, será realizado um concurso público para juiz em Moçambique”, ressaltou Ophir, explicando que antes o Poder Executivo determinava quem seriam os juízes em Moçambique e que a mudança foi implementada tendo como base o Judiciário brasileiro.

A visita dos advogados sudaneses à OAB faz parte do Programa de Estágio Profissional para Jovens Advogados, decorrente de parceria firmada entre o Conselho Federal da OAB e a Ordem dos Advogados do Sudão, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. “Esse é um dos convênios que mais trazem referência externa mundial à OAB. Isso traz uma força maior ainda à nossa advocacia e de todo o mundo. O Brasil que cresceu economicamente, agora cresce também juridicamente”, disse o membro honorário vitalício da OAB Cezar Britto, que preside a Comissão Nacional de Relações Internacionais.

Representando o grupo, o advogado Mohamed Abdeen Awadelkareem Suliman agradeceu a OAB pela iniciativa e enalteceu a importância do convênio. “Não foi fácil entender o sistema de Justiça do Brasil, visto que o sistema sudanês é composto por leis da Common Law (sistema júrídico do Reino Unido), mais nossas leis específicas e ainda normas religiosas. Mas aprendemos muito durante o programa e agora conseguimos entender como funciona.” O sudanês disse ainda que a experiência será fundamental nas tratativas para o ingresso do Sudão na Organização Mundial do Comércio, da qual o Brasil já faz parte. “O país terá que adaptar várias leis, por isso a visita ao Brasil e o conhecimento do sistema de Justiça brasileiro são muito importantes”, explicou Mohamed.

O grupo está no Brasil desde o dia 3 de setembro, participando de estágio profissional em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas das cidades de Salvador, na Bahia, e Maceió, em Alagoas. Desde o último domingo (16), os advogados sudaneses estão em Brasília para conhecer as sedes do Conselho Federal da OAB, da Agência Brasileira de Cooperação, dos Tribunais Superiores e o Congresso Nacional brasileiro.

Estiveram na OAB os advogados sudaneses Marwa Taha Saeed, Manal Kamal Osman Ibrahim, Hussein Jeaballah Ahmed Hassan, Mohamed Abdeen Awadelkareem Suliman, Muhanad Ahmed Omer El Muftí. Além de Ophir, receberam o grupo o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado, o secretário-geral, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a secretária-geral adjunta, Márcia Melaré, os 81 conselheiros federais e os membros honorários vitalícios da OAB.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet