Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Corregedorias já têm um Banco Nacional de Projetos

As Corregedorias-Gerais da Justiça Estadual já podem utilizar o Banco Nacional de Projetos das Corregedorias (BNPC) criado para promover a troca de informações e o compartilhamento de projetos, com o objetivo de uniformizar as ações dos órgãos voltadas para dar mais celeridade à Primeira Instância. O site foi elaborado pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) da Corregedoria de Mato Grosso (CGJ-MT), órgão do Poder Judiciário Estadual. Clique aqui e conheça o BNPC.

A partir de agora, as Corregedorias dos 26 Estados e Distrito Federal vão compartilhar um catálogo de produtos, práticas, rotinas, e ferramentas e sistemas de Tecnologia de Informação (TI). O espaço também servirá como ponto de encontro para as reuniões virtuais a serem realizadas pela recém-criada Comissão de Tecnologia do Colégio Nacional dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça.

O acesso às informações do BNPC é público, mas a alimentação das informações será feita pelas áreas de TI de cada Corregedoria, sob coordenação do Dapi.

“Esse esforço conjunto das Corregedorias de lançar mão de um espaço virtual tem como objetivo principal encontrar mecanismos e formas que possam dar agilidade aos processos da Primeira Instância nas Comarcas de todo o Brasil”, afirma o vice-presidente do Colégio Nacional e corregedor-geral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal.


No primeiro encontro da Comissão, realizado no início de julho em Cuiabá, foram definidas tarefas prioritárias a serem desenvolvidas, entre as quais o portal, que foi apresentado no 60º Encontro do Colégio Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça Estadual (Encoge) realizado em agosto em Maceió, Alagoas.

“Confeccionamos um modelo que foi apresentado e aprovado no encontro em Alagoas. Agora, estamos iniciando o processo de abastecimento do portal com dados e informações para chegarmos a linguagens tecnológicas e procedimentos comuns entre os órgãos”, informa o juiz auxiliar e coordenador de projetos tecnológicos da CGJ-MT, Lídio Modesto da Silva Filho.

“Mato Grosso vem se destacando, principalmente na área de tecnologia de informação, e vem a ser um grande fomentador da busca por uma política estratégica que promova um nivelamento tecnológico entre as Corregedorias”, disse o presidente do Colégio, o corregedor-geral do Paraná, Noeval de Quadros.

Segundo o desembargador, além da comunicação entre as Corregedorias pelo espaço virtual criado, a ideia é que as reuniões físicas da Comissão de Tecnologia façam parte da programação de todos os Encoges.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet