Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

#CORRUPÇÃONÃO

Campanha de combate à corrupção muda paisagem do MPF-MT; veja

Foto: Arthur Santos Da Silva/Olhar Jurídico

Campanha de combate à corrupção muda paisagem do MPF-MT;  veja
Em apoio ao projeto #CORRUPÇÃONÃO, realizado pelo MPF em parceria com a Associação Iberoamericana de Ministérios Públicos (Aiamp), a fachada da sede do órgão em Cuiabá receberá a identidade visual da campanha pelos próximos dois meses. A o projeto visa ampliar o debate sobre o combate à corrupção e conscientizar as pessoas sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento do crime.

Leia mais:
Pedido para que juiz seja afastado de ações contra Eder está concluso para decisão de desembargador


A ação tem como foco mobilizar jovens nas redes sociais para se unirem ao MPF no combate à corrupção. Películas adesivas, faixas e banners com a inscrição #CORRUPÇÃONÃO serão colocadas nas sedes das Procuradorias da República nos estados, das Procuradorias Regionais da República e da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

A procuradora da República Anna Carolina Resende, do Centro de Comunicação Integrada (CCI), explica que a iniciativa pretende mobilizar cada vez mais pessoas a aderirem à campanha. “Todo o MPF está unido na luta contra a corrupção e nosso objetivo é engajar cada vez mais pessoas ao movimento”, diz.

#CORRUPÇÃONÃO

Levantamento feito pelo Ministério Público Federal revelou que, desde 2013, foram ajuizadas 5.445 ações de improbidade administrativa contra agentes públicos, alcançando gestores, ex-gestores e servidores, além de particulares que se beneficiaram das irregularidades e causaram prejuízo aos cofres públicos.

Em relação ao ano de 2013, a instituição propôs 3.143 ações e instaurou 9.881 procedimentos de investigação relacionados à improbidade administrativa. Já em 2014, foram contabilizados 2.002 ações e 11.405 procedimentos de investigação. Para 2015, o estudo aponta 300 ações propostas e 6.118 procedimentos de investigação até o dia 22 de maio. O diagnóstico abrange os 26 estados da federação e o Distrito Federal.

Dez medidas

Em março deste ano, o Ministério Público Federal apresentou para debate dez medidasque visam aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas de mudança legislativa buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir maior transparência, celeridade e eficiência ao trabalho institucional, com reflexos no Poder Judiciário. Esse conjunto de propostas tem como destinatários o Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet