Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Criminal

Senadores se reúnem com ministro da Justiça para tratar de acesso a investigação na França

A CPI do HSBC reuniu-se na tarde desta quinta-feira (16) com o ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, na sede do Ministério da Justiça. Na pauta, o compartilhamento de dados com a França, no que se refere à lista completa dos cerca de 8,7 mil brasileiros com contas na filial suíça daquele banco. As investigações tratam do caso "Swissleaks", suspeitos de evasão fiscal e outros crimes.

— Acredito que teremos acesso a essa lista ainda este mês. A França já liberou esses dados para Espanha, Argentina, Grécia, Bélgica, Estados Unidos. Não tem sentido nem razão não compartilharem as informações com o Brasil — afirmou o relator da CPI, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), após a reunião.

Para o presidente da CPI, senador Paulo Rocha (PT-PA), é importante que o Ministério da Justiça compartilhe também esses dados com a CPI, devido às prerrogativas judiciais de que o colegiado dispõe.

Cardozo informou que o secretário-executivo da pasta, Beto Vasconcelos, irá acompanhar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante reunião no final do mês em Paris com as autoridades francesas encarregadas das investigações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet