Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Abertura oficial de seminário sobre liberdade de imprensa será hoje à noite

Na noite desta sexta-feira (31 de agosto), às 20h, será oficialmente realizada a solenidade de abertura do Seminário "Liberdade de Imprensa e Direitos da Personalidade", no auditório da OAB/MT, organizado pela Comissão de Segurança Pública, Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) e a Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP). A diretoria da OAB/MT estará presente e a entrada é gratuita para advogados, promotores, jornalistas e outros comunicadores, estudantes de Direito, de Comunicação Social e toda sociedade.

Após a abertura haverá palestra e debates com a jornalista Elaine Tavares, conhecida por seus artigos de reflexão e luta social.

Oficinas – Desde a manhã desta sexta-feira (31 de agosto) estão sendo realizadas oficinas temáticas nas áreas de fotojornalismo, reportagem, redes sociais e oficina de mídia. A participação também é aberta ao público. A primeira oficina, de Fotojornalismo, foi com o repórter fotográfico José Medeiros, que contou experiências em aldeias indígenas, festas religiosas e outros momentos da rica cultura brasileira, em especial de Mato Grosso.

O profissional explicou que para se fazer uma boa foto só o equipamento não é suficiente. “Para fazer uma boa fotografia, primeiro você tem que saber o que quer, depois o que pensa, depois o que sente, depois, por último, utilizar o dedo”.

O repórter relata que vive as culturas por onde passa, quase como um trabalho etnológico. “Não precisa forçar nada. É só ter sensibilidade”, comenta. Medeiros também respondeu a perguntas dos participantes sobre direitos autorais, em que recomendou aos fotógrafos que editem uma marca d’água em suas fotos. Também foi realizada oficina de Reportagem com a jornalista Elaine Tavares.

Sábado – Neste sábado (1º/9), às 8h40, o presidente da Escola Superior de Advocacia, Ulisses Rabaneda dos Santos, e o jornalista João Brant, membro da coordenação executiva do "Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social" debaterão sobre o tema “Limites da internet e censura” com a intermediação do representante da AMMP, Gustavo Dantas Ferraz.

Em seguida, às 10h45, será debatida a “Escravidão Contemporânea”, com Leonardo Sakamoto; e às 14h, o vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, e o promotor de justiça Vinícius Gayva Martins explanarão sobre “Investigação e mordaça”. O mediador desse debate será o jornalista Ailton Segura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet