Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÕES 2014

Candidatos devem fazer a prestação de contas final até o dia 4 de novembro

Candidatos devem fazer a prestação de contas final até o dia 4 de novembro
De acordo com a Lei nº 9.504/1997, a prestação de contas final dos candidatos que concorreram nas Eleições 2014  deve ser entregue até o dia 4 de novembro, 30 dias após as eleições. Os concorrentes que renunciaram, desistiram, foram substituídos ou tiveram suas candidaturas indeferidas também devem prestar contas do período em que realizou campanha. A prestação de contas final já pode ser enviada à Justiça Eleitoral pela internet e a documentação exigida deve ser entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Leia mais 
Gilmar Mendes desempata votação e STF determina que Eder Moraes permaneça em liberdade


Para a validação da entrega da prestação de contas, o extrato da transmissão eletrônica deve ser assinado pelo candidato, administrador de campanha, se for o caso, advogado e profissional de contabilidade. De acordo com o coordenador de controle interno e auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines, caso a prestação de contas não for assinada pelo advogado as contas podem ser consideradas como não prestadas. Até o dia 04 de novembro, o TRE de Mato Grosso espera receber 498 prestações de contas.

Taurines explica que os candidatos que não prestarem as contas da campanha ficarão sem quitação eleitoral. “Aconselhamos que as contas dos eleitos sejam prestadas o quanto antes, porque estas devem ser julgadas até oito dias antes da diplomação. Quem não entregar os documentos com as arrecadações e os gastos da campanha pode não ser diplomado”, explicou.

A primeira parcial da prestação de contas foi entregue à Justiça Eleitoral entre os dias 28 de julho e 2 de agosto deste ano. A segunda parcial foi entregue 28 de agosto e 2 de setembro. A divulgação ocorreu nos dias 6 de agosto e 6 de setembro, respectivamente. A norma também prevê que a ausência de prestação de contas parcial caracteriza grave omissão de informação, que poderá repercutir na regularidade das contas finais.

De acordo com o TRE, as prestações de contas finais de campanha devem discriminar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos realizados, com o detalhamento dos doadores e fornecedores. As informações devem ser enviadas à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE 2014), disponibilizado na página de internet do TSE.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet