Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

PGR atesta sistema eleitoral que será usado nas urnas eletrônicas em outubro

05 Set 2014 - 11:33

Secretaria de Comunicação/Procuradoria Geral da República

O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, atestou, nesta quinta-feira, 4 de setembro, a autenticidade dos programas que serão usados nas eleições de outubro deste ano. A Cerimônia de Assinatura e Lacração da versão final do sistema foi realizada no Tribunal Superior Eleitoral e conduzida por seu presidente, ministro Dias Toffoli, que também assinou digitalmente o programa. Para Janot, "isso garante a confiabilidade e a auditagem do sistema e faz com que as eleições sejam permeadas de transparência e lisura".

Segundo Dias Toffoli, os programas que serão usados nas eleições de outubro são colocados à disposição dos partidos políticos desde o dia 26 de agosto até a data de hoje. Ele explicou que a versão final fica na sede do TSE para ser auditada pelos partidos políticos, Ministério Público eleitoral e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Neste momento, de acordo com a lei eleitoral, é feita a assinatura digital e a geração das mídias que serão utilizadas nos programas que serão inseminados em todas as urnas eletrônicas do país", disse.

Logo após a assinatura digital, os resumos digitais do programa foram gravados em mídias não regraváveis, lacrados e armazenados em sala cofre dentro do TSE. De acordo com o TSE, os sistemas são encaminhados a todos os Tribunais Regionais Eleitorais e só funcionarão nos computadores da Justiça Eleitoral, após ativação por senhas geradas pela Corte Eleitoral. "O que se faz depois é confrontar se esses programas têm correspondência com os programas que estão sendo gerados agora e que ficarão guardados na sala cofre do TSE", disse Janot.

Além do procurador-geral eleitoral e do presidente do TSE, o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado, também assinou a versão final do sistema. O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, participou da cerimônia juntamente com os procuradores que auxiliam a Procuradoria Geral Eleitoral Ana Paula Mantovani e Ângelo Goulart. Também estavam presentes ministros do TSE e representantes de partidos políticos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet