Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE-MT

Aplicativo Pardal recebe 336 denúncias eleitorais

Foto: Reprodução

Aplicativo Pardal recebe 336 denúncias eleitorais
Até esta quarta-feira (03), o aplicativo Pardal registrou o recebimento de 336 denúncias por crimes eleitorais. A ferramenta para coibir irregularidades no pleito eleitoral permite envio de denúncias de forma anônima. As infrações anexadas com documentos no sistema devem servir de suporte para os juízes e Ministério Público analisarem a conduta dos candidatos nas eleições deste ano.

Leia mais 
Justiça tira do ar propaganda de Salles que 'difunde opinião degradante' sobre Fagundes


Das 336 denúncias recebidas pela Ouvidoria Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, 151 foram enviadas por eleitores de Cuiabá. Os demais registros vieram de outros 44 municípios, como por exemplo: Várzea Grande, Sinop, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Sorriso, Confresa, entre outros.

Da temática correspondente no balanço, 62% são denúncias por propagandas e banners, 13% definidas como "outros", 8% por uso da máquina administrativa, 5% por compra de votos, 4% por propaganda em Site da Internet e 4% por propaganda nas redes sociais.

Por enquanto, as denúncias recebidas pelo TRE via aplicativo Pardal foram responsáveis por originar 37 processos na Justiça Eleitoral. Desses, 15 foram arquivados por falta de consistência de provas. Atualmente, 1 denúncia está em tramitação na Corte e 21 nas zonas eleitorais.

O Pardal está disponível para download gratuito na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site do TRE-MT.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet