Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

APARENTE ANIMOSIDADE

MPE-MT vai ao Supremo contra o CNMP sobre procedimentos envolvendo promotora

Foto: Reprodução

MPE-MT vai ao Supremo contra o CNMP sobre procedimentos envolvendo promotora
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança contra o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que concedeu liminar para suspender oito processos administrativos disciplinares e sindicâncias e um incidente de insanidade mental que tramitam na corregedoria-geral do órgão estadual contra a promotora de Justiça Fânia Helena Oliveira de Amorim, da 18ª promotoria criminal da comarca de Cuiabá.

A então conselheira Taís Schilling Ferraz, do CNMP, concedeu, no início de agosto, liminar favorável à promotora porque concluiu que há “verossimilhança” nas alegações (formuladas por Fânia) e que há “aparente animosidade” entre os envolvidos (a promotora e o corregedor Mauro Viveiros). Ferraz entendeu que a continuidade da tramitação dos procedimentos com “suposta parcialidade” poderia resultar em “violação ao devido processo legal e até mesmo em injusta condenação”.

CNMP suspende processos disciplinares conduzidos pelo MPE contra promotora de MT
Marcelo Ferra se declara impedido para julgar pedidos de promotora que se diz perseguida

Inicialmente, Ferraz concedeu liminar para suspender seis processos contra Fânia. Posteriormente, a pedido da defesa da promotora, ela estendeu, também  em agosto, a liminar a mais duas sindicâncias. O advogado José Fábio Marques Dias sustentou que “todo e qualquer movimento da promotora, ainda que banal, transforma-se em sindicância ou processo administrativo sem justa causa”.

Com a liminar, os processos e sindicâncias contra a promotora devem ficar suspensos até o julgamento do mérito do pedido de avocação. Se o mérito do pedido for julgado procedente, o MPE deverá enviar ao CNMP os procedimentos disciplinares para prosseguimento das investigações e julgamento dos casos envolvendo a promotora. O mandado foi protocolado no último dia 29 e está sob relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. O Olhar Jurídico contatou o MPE  para obter mais informações sobre o mandado, mas não obteve resposta.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet