Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

TSE utilizará ferramenta do Google para melhorar sistema de busca no site e na jurisprudência

Para aprimorar o sistema de busca na sua página na Internet, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adquiriu no início do ano a ferramenta Google Search Appliance (GSA), que começará a ser implantada nas próximas semanas. Servidores das Secretarias de Gestão da Informação e de Tecnologia da Informação participaram durante toda essa semana de treinamento para dar início aos trabalhos de instalação do sistema.

Segundo Raphael Nascimento, coordenador de Protocolo, Expedição e Arquivo, o objetivo principal da aquisição é facilitar o acesso às informações que estão no site do TSE sobre partidos políticos, eleições e notícias, e ainda aprimorar a pesquisa de jurisprudência, acórdãos e resoluções. “O TSE, por ter a característica de ser o Tribunal da Democracia, tem um público muito mais amplo do que acadêmicos em Direito, advogados e magistrados. Muitas pessoas acessam nossas informações, mas, hoje, para encontrar o que desejam, precisam ter conhecimento técnico e saber os termos jurídicos adequados”, disse.

A ferramenta do Google vai tornar a pesquisa intuitiva e célere e os resultados serão mais eficientes. “Toda a inteligência do Google, que o mundo usa diariamente, vai estar dentro do nosso site”, explicou Marcos Nassif, chefe da Seção de Análise e Preparação de Conteúdos. “Além disso, com a ferramenta serão acessadas informações de dentro do nosso sistema, daqueles já disponíveis e públicos, que o Google não pode acessar”, explicou Nassif, referindo-se a informações sobre jurisprudência e inteiro teor de acórdãos.

O usuário encontrará no site do TSE a mesma facilidade em pesquisar que encontra utilizando a página do Google na Internet. “A ferramenta aproveita as palavras utilizadas na pesquisa e aprende a trabalhar com o nosso conteúdo. Com tempo de busca, ela passa a entender onde a pesquisa quer chegar e melhora as respostas da busca”, explicou Nassif.

A previsão é de que em meados de setembro a ferramenta esteja em funcionamento, abrangendo as informações do site, pesquisa de jurisprudência, acórdãos, decisões monocráticas e resoluções. A segunda fase compreende a legislação eleitoral e os atos administrativos.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet