Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Vacância na Corte

Desembargador Manoel Ornellas completa 70 anos e vai se aposentar no TJMT

Foto: Musmê Pecini

Desembargador Manoel Ornellas quando fazia parte da diretoria do Judiciário

Desembargador Manoel Ornellas quando fazia parte da diretoria do Judiciário

A aposentadoria do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Manoel Ornellas, deve ser requerida na próxima semana, já que quinta-feira (18) o magistrado completa 70 anos e deve se aposentar, por atingir a idade limite para ocupar o cargo no Judiciário.

Com a aposentadoria de Ornellas uma nova vaga será aberta no Pleno, que deve ser preenchida pelo critério de merecimento.

O juiz Sebastião Barbosa Farias é o candidato mais cotado para assumir a vaga pelo critério de antiguidade. Barbosa é o magistrado com maior tempo de atuação no Estado, tendo iniciado seus trabalhos em Mato Grosso em dezembro de 1986, há mais de 26 anos.

TJMT julga pedido de Habeas Corpus da família de traficantes libertada por Ornellas

Ferreira e outros cinco juízes tiveram inscrições deferidas para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Gerson Ferreira Paes, que se aposentou em maio deste ano.

Os requisitos para o deferimento são a permanência por mais de dois anos na Entrância Especial, inexistência de retenção injustificada de processos e inexistência de punição em processo disciplinar nos últimos 12 meses, com pena igual ou superior à de censura.

Representação no CNJ

Em abril deste ano o Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o desembargador que na condição de plantonista concedeu liminar em habeas corpus no dia 27 de janeiro deste ano (domingo) liberando da cadeia o fazendeiro Adalberto Pagliuca Filho, 58, acusado de chefiar uma quadrilha de tráfico interestadual de drogas, sua esposa Regina Célia Cardoso Pagliuca, 46 e outras 5 pessoas acusadas de integrarem o bando, entre elas 3 filhos do casal, o genro e um traficante já condenado há 18 anos de prisão em regime fechado.

MPE ingressa com recurso contra decisão de Ornellas que soltou sete traficantes

A situação gerou uma grande polêmica já que vários pedidos de habeas corpus já haviam sido negados à defesa dos acusados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e até pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet