Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Artigos

Pizza MT Saúde a la Brasília

Reprodução

Na espera do próximo rodízio de pizza, o sabor da CPI do MT Saúde não poderia ser diferente, é a La Brasília. Também pudera, lá os mais “expert´s” mestres em pizzas se reúnem ano-a-ano para fazerem dos desvios públicos, improbidades, crimes contra administração pública, nepotismos, se tornarem saborosos exemplos de falta de compromisso com a sociedade em geral, alias, não se auto punem, “nem a eles”, nem muito menos os companheiros, apadrinhados, coligados, parentes etc.

É sabor de impunidade para todos os gostos e tipos de eleitores, inclusive para as próprias autoridades do Ministério Público, Polícia Civil, Federal, Tribunais de Contas, é um verdadeiro rodízio dilapidação ao erário, este é como um queijo a parmesão, todo esfarelado, não pelo ralo, mas sim pelos “ratos” que usurpam o erário na certeza da impunidade.

Em Mato Grosso não é diferente, a recente CPI do MT Saúde não indiciou ninguém. Ora! Foram R$ 25 milhões de reais que desapareceram e não houve um cidadão sequer indiciado. Também pudera! A Assembleia Legislativa, através do relatório da CPI “relator” disse que não poderia indiciar algumas pessoas, pois não houve direito a ampla defesa de algumas pessoas citadas por uma deputada. Ampla defesa em inquérito parlamentar? Aos nobres deputados cabe aqui informar que o inquérito parlamentar se assemelha ao inquérito policial, logo não tem competência jurisdicional e é meramente administrativo todos os seus atos, devendo posteriormente encaminhar ao Ministério Público os trabalhos ali realizados. Assim, não precisa ouvir testemunhas e nem julgar - basta investigar – tal inquérito tem essência totalmente inquisitorial e coercitivo. O dono da Ação Penal é o Ministério Público, e por isso muito me preocupa a assessoria jurídica de tal casa.

Na CPI do MT Saúde, houve de tudo! Desde baixaria e envolvimentos de parentes nas baixarias, ataques e contra-atraques. Menos indícios de punição o que é lamentável e vergonhoso, resultado em pizza. Enquanto isso os servidores têm em sua folha de pagamento descontos rigorosamente em dias, porém para nada serve. O MT Saúde está na UTI, e a CPI seria o remédio para a cura, mas como existem más profissionais em todas as áreas, no parlamento não é diferente.

Enquanto isso pessoas morrem e sofrem, já outros “legisladores” brincam de dono da bola, aqueles que quando discutem com os colegas, pega a bola e vai embora para casa, noutro dia se não o mesmo, vem com a cara “lambida” lhe convidando para brincar novamente.

Assim, só é preciso lembrar que nas próximas eleições, quando vierem lhe convidar para brincar, procure fazer um novo colega, pois aquele não lhe serve como “amigo”.

Enquanto isso a próxima pizza deve já estar saindo do forno. Vamos aguardar para saborear!


Comentários no Facebook

Sitevip Internet