Olhar Jurídico

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Civil

ALTA DEMANDA

Defensoras estão com mais de 20 mil processos de violência doméstica em andamento

Foto: Defensoria Pública MT

Palestra proferida pela defensora Rosana Leite aos alunos do Liceu Cuiabano

Palestra proferida pela defensora Rosana Leite aos alunos do Liceu Cuiabano

Em Mato Grosso, a demanda judicial sobre casos de violência doméstica é alarmante: segundo dados divulgados pela defensora pública e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Rosana Leite, foram 21.553 casos de violência contra a mulher registrados em Mato Grosso em 2010.


MPE e Direitos Humanos celebram pacto pela ressocialização de menores infratores
Juíza marca acareação entre cinco acusados de tramarem morte de empresária

A maioria das denúncias registradas pelo Conselho é de ameaças verbais, lesão corporal, violação de domicílio, injúria e estupro.

Segundo Rosana, só em Cuiabá quase 13 mil denúncias foram feitas no ano passado, sendo que na capital são apenas duas defensoras públicas para atuarem nas varas de violência contra a mulher, o que soma cerca de 9 mil processos em andamento para cada uma.

Além disso, Rosana Leite informou que na capital 10.848 denúncias foram contabilizadas em 2011 e 12.723 em 2012, o que comprova um aumento no número de ocorrências e um progresso na conscientização das mulheres sobre seus direitos.

Como uma forma de amenizar o problema e esclarecer a sociedade diante da situação tão grave no Estado, a defensora pública e presidente CEDM proferiu uma palestra na última quinta-feira (09) sobre violência doméstica para alunos do colégio Liceu Cuiabano.

Conforme informou a assessoria de imprensa da Defensoria Pública de Mato Grosso, o maior intuito da palestra foi conscientizar os jovens a combater a violência contra a mulher começando por sua própria casa.

A palestra foi iniciada com um vídeo mostrando imagens fortes de mulheres vítimas de violência, além da informação alarmante passada por Rosana Leite que a cada 15 segundos uma mulher sofre violência doméstica no Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet