Olhar Jurídico

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Civil

Em CINCO DIAS

Desembargador determina que prefeitura confirme devolução de computadores e documentos à Saúde

Foto: Rogério Florentino

Desembargador determina que prefeitura confirme devolução de computadores e documentos à Saúde
O desembargador Orlando Perri determinou que a Prefeitura de Cuiabá faça um informe quanto à devolução ou não dos equipamentos e documentos em posse do Estado de Mato Grosso. Decidiu ainda que será feita a análise da pretensão deduzida pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) quanto à convocação de Reunião Extraordinária do Órgão Especial para deliberar sobre a decisão liminar que autorizou a intervenção setorizada no Município de Cuiabá.


Leia também: 
Interventor diz que computadores retirados serão devolvidos à Secretaria Municipal de Saúde

De acordo com o documento, o interventor da Saúde Hugo Martins, informou que os documentos e computadores seriam devolvidos à  sede da Secretaria na segunda-feira (9). 

No mesmo dia, o Procurador-Geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, propôs aditamento à representação, “para ampliar o escopo do Pedido de Intervenção, a fim de que a pretensão oposta acerca da decretação da intervenção na área da saúde do Município de Cuiabá/MT, ancorada no art. 35, inc. IV, da Constituição Federal, garanta não só a plena conformidade da gestão com as decisões judiciais descumpridas, mas, sobretudo, que seja restabelecida a escorreita observância aos preceitos vilipendiados da Constituição Estadual”.

Com isso, o desembargador determinou a intimação da Prefeitura Municipal para que nos próximos cinco dias a Procuradoria Geral do Município informe sobre à devolução ou não dos equipamentos e documentos em posse do Estado.

O procurador José Antônio Borges alegou que "diante do manifesto cenário de caos na saúde pública do Município de Cuiabá sobejamente demonstrado neste processo de Representação Interventiva, na qual a falta de médicos e de medicamentos são, lamentavelmente, uma das muitas facetas da má-gestão e inoperância na saúde pública do município, e do risco de dano irreparável a saúde da população usuária do SUS, frente aos efeitos nefastos decorrentes da deterioração irreversível do atendimento médico prestado a toda população".

Perri afirmou que ficou concluso com urgência a análise da pretensão deduzida pela PGJ quanto à convocação de Reunião Extraordinária do Órgão Especial para deliberar sobre a decisão liminar que autorizou a intervenção setorizada no Município de Cuiabá.

Entretanto, o colegiado ainda não foi definido.

Nota

A Procuradoria Geral do Município (PGM) foi notificada na manhã desta terça-feira (10). Está, neste momento, reunindo as documentações e relatórios para apresentar a defesa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, dentro do prazo estabelecido pelo desembargador Orlando Perri.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet