Olhar Jurídico

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

eleito por média

Candidato do Partido dos Trabalhadores é eleito vereador em ato de retotalização

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Candidato do Partido dos Trabalhadores é eleito vereador em ato de retotalização
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Neison Lima, foi eleito por média ao cargo de vereador de Campo Verde, em audiência pública de reprocessamento da totalização das Eleições 2020, realizada nesta terça-feira (25). Ele ocupará a vaga de Valerindo Martins Sampaio, do Partido Social Liberal (PSL), que teve o diploma cassado em função do julgamento de recurso em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por fraude à cota de gênero.

 Leia também 
Justiça recebe ação contra ex-secretário de Segurança acusado de fazer parte da 'Grampolândia'


A cerimônia também resultou na alteração da 1° suplência, que agora é ocupada por Gessy Mateus Ventura. Foram convocados a participarem do ato os representantes dos partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) - Subseção de Campo Verde, assim como o público em geral.

A AIJE foi interposta pelo PT contra a candidata do partido PSL, Lyviane Ferreira Magalhães, em decorrência de fraude à cota de gênero, praticada nas eleições proporcionais de 2020, realizadas em 15 de novembro de 2020.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), por maioria, deu provimento ao recurso e decidiu pela reforma da sentença de 1º grau e consequente anulação de todos os registros de candidaturas apresentados pelo PSL em Campo Verde, cassação do diploma do vereador eleito pelo respectivo partido, Valerindo Martins Sampaio e sanção de inelegibilidade à Lyviane Ferreira Magalhães.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet