Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Feminicídio

Homem que asfixiou e matou ex-companheira é condenado a 19 anos de prisão

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Homem que asfixiou e matou ex-companheira é condenado a 19 anos de prisão
Relacionamento marcado pelo ciúmes e muitas “idas e vindas”, com direito a quebra-quebra dos móveis da casa nos momentos das brigas e até mesmo episódios de agressão. Assim era o casamento de Valdir Carreiro da Silva Filho e Maria José Alves da Silva, até o dia em que ela resolveu dar um basta e se separar.

Leia também
Estado aciona prefeitura de Cuiabá por suposta irregularidade em convênio para climatização do Mercado do Porto

 
Apesar do divórcio, no dia 24 de novembro de 2020 eles se reencontraram e foram a um rio, num sítio na zona rural de Nova Marilândia (a 251 km de Cuiabá). Após manterem relação sexual, Valdir teve uma nova crise de ciúmes e enforcou a ex-companheira. Na sequência, ainda roubou o carro dela para fugir. Naquele dia, Maria José se tornou mais uma vítima de feminicídio em Mato Grosso.
 
Seu corpo, ainda sem roupas, foi abandonado dentro da água. Próximo a ele não foi localizado nenhum objeto que poderia ter sido utilizado para ela se defender. Quando encontrado, já estava em estado de decomposição. Interrogado em juízo, Valdir confessou o crime de feminicídio.
 
Júri popular - Valdir Carreiro da Silva Filho foi condenado nessa quinta-feira (24 de fevereiro) a 19 anos, cinco meses e 23 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além do pagamento de 20 dias-multa. A sessão do júri, realizada ontem, foi presidida pelo juiz Diego Hartmann, da Vara Única da Comarca de Arenápolis, que proferiu a sentença.
 
Conforme consta da denúncia, o crime foi praticado com animus necandi (intenção de matar), por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Submetido a julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do fato e a autoria, assim como a intenção de matar. Também afastou a absolvição e reconheceu as qualificadoras do motivo fútil, asfixia, do recurso que impossibilitou a defesa da vítima e do feminicídio.
 
Em relação à acusação de furto, os jurados reconheceram a autoria e materialidade do crime e não absolveram o acusado.
 
Condenação - Atento à decisão do Conselho de Sentença, o juiz Diego Hartmann declarou procedente a pretensão punitiva estatal para condenar o réu. Após calcular a dosimetria da pena, o magistrado, aplicando a regra do concurso material de infrações, tornou-a definitiva em 19 anos, 5 meses e 23 dias de reclusão, e 20 dias-multa. O valor do dia-multa foi fixado no mínimo legal.
 
No caso em questão, o juiz entendeu ser incabível a substituição da pena por restritiva de direitos ao réu, tendo em vista o montante de pena aplicado, a existência de circunstância judicial desfavorável e o não atendimento do requisito constante do inciso I do art. 44, do CP.
 
Além disso, não concedeu ao condenado o direito de recorrer em liberdade, a fim de garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal. O magistrado levou em consideração o montante da pena aplicado, o regime inicialmente fechado, a gravidade em concreto do delito em questão e o risco do condenado furtar-se ao cumprimento da pena após a condenação, já que permaneceu foragido da justiça por aproximadamente quatro meses.
 
O réu também foi condenado ao pagamento das custas processuais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet