Olhar Jurídico

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Criminal

fim de ano

Presos do Centro de Custódia ganham almoço de Natal e Riva recebe visita do filho

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Presos do Centro de Custódia ganham almoço de Natal e Riva recebe visita do filho
O almoço de Natal de alguns dos presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), unidade para presos com nível superior no bairro Carumbé, foi mais farto que o dos presos comuns. O repórter fotográfico Rogério Florentino, do Olhar Direto, flagrou algumas pessoas entregando sacolas na porta da unidade prisional. No conteúdo entregue aos presos na manhã desta sexta-feira (25), foi possível identificar embalagens com comida, refrigerante e até frutas.


Leia mais:
Presos no Centro de Custódia não receberão regalias no Natal e Réveillon

A reportagem do Olhar Direto identificou que uma das pessoas que estiveram no CCC nesta manhã de Natal foi José Riva Junior, filho do ex-deputado estadual José Riva, acompanhado de outro homem, em um veículo Audi. No período em que o repórter fotográfico esteve na frente no presídio, os dois foram os únicos que conseguiram entrar no local. Os outros visitantes apenas entregaram as encomendas e foram embora.

Os dias de visita no CCC são às quartas-feiras e domingos – portanto, em tese, hoje, uma sexta-feira, não seria permitido que visitas entrassem na unidade prisional.

No começo da semana, a assessoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), responsável pelo sistema prisional, havia afirmado à reportagem do Olhar Jurídico que os presos do CCC não receberiam nenhum tipo de visita no Natal e no Réveillon, e inclusive a alimentação permaneceria a mesma de sempre, ou seja, o marmitex do sistema prisional.

Além de José Riva, também estão presos no CCC o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e os ex-secretários de Estado Pedro Nadaf (Casa Civil), Marcel de Cursi (Fazenda) e Eder Moraes (Secopa).

Outro lado

A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sejudh, que informou que os diretores das unidades prisionais têm autonomia para permitir que os presos tenham benefícios como visitas ou alimentação trazida pelos familiares em dias especiais, como o Natal. Geralmente, esse tipo de benefício é ofertado apenas em unidades que não têm graves problemas com segurança ou comportamento dos detentos.

No caso de José Riva, a assessoria informou que ele tem bom comportamento dentro da prisão, assim como alguns dos outros políticos presos no Centro de Custódia, como o ex-governador Silval Barbosa.

Prisões preventivas

Silval Barbosa, Pedro Nadaf e Marcel de Cursi foram presos em setembro na operação Sodoma, da Polícia Civil, que investiga supostas fraudes em incentivos fiscais. As investigações e o processo têm como base a delação premiada do empresário João Batista Rosa, dono do grupo Tractor Parts.

Eder Moraes voltou para a cadeia pelas mãos da Polícia Federal este mês, após descumprir normas estabelecidas em seu monitoramento por tornozeleira eletrônica, deixando-a sem bateria por 92 vezes em três meses.

O ex-deputado estadual José Geraldo Riva está preso novamente desde outubro, pela operação Célula Mãe, um desdobramento da operação Metástase, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que investiga a suspeita de desvio de verbas de suprimento na Assembleia Legislativa.

Todos os presos citados tentaram, por diversas vezes, em variadas instâncias, alcançar liberdade, sem sucesso. Com o recesso forense do Poder Judiciário, que vai até o dia 6 de janeiro, recursos devem ser julgados apenas no próximo ano.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet