Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO AVALANCHE

TJ considera liderança e mantém prisão de membro de organização que movimentou milhões com venda de motos roubadas

Foto: Reprodução

TJ considera liderança e mantém prisão de membro de organização que movimentou milhões com venda de motos roubadas
Tribunal de Justiça negou habeas corpus ajuizado em favor de Adalberto Jose Macedo Júnior e o manteve preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). Ele foi detido em 2023, no âmbito da Operação Avalanche, deflagrada contra grupo que movimentou R$ 12 milhões provenientes de furtos e receptações de motocicletas, em Cuiabá, destinadas ao desmanche e comércio no mercado clandestino. 

Leia mais 
MPF desmembra inquérito para apurar irregularidades de projeto financiado por banco na Gleba Tibagi

Decisão colegiada, proferida à unanimidade pelos magistrados da Segunda Câmara Criminal, acompanhou o voto do desembargador relator, Marcos Regenold Fernandes, em sessão ocorrida nesta quarta-feira (20).

Vulgo “Betinho”, Adalberto é apontado pelas investigações como possível líder do grupo, carimbando sua participação no esquema. Ele é acusado do crime de organização criminosa.

A operação foi deflagrada em abril do ano passado mirando a organização, identificada em mais de 60 procedimentos na Delegacia de Veículos, que teria promovido a subtração de aproximadamente 1.200 motocicletas furtadas e roubadas nos últimos três anos na região metropolitana da capital.

Inconformado com a decisão da 7ª Vara Criminal, que o manteve preso, Adalberto ajuizou habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJMT), sustentando que o juiz decretou sua segregação sem fundamentação e sem contemporaneidade com os fatos em apuração.

Acrescentou que, à época da decretação da prisão, a denúncia imputou aos integrantes do esquema diversos crimes, ao passo que à Adalberto fora atribuído “apenas” o delito de organização criminosa.

Argumentou ainda que estaria submetido a constrangimento ilegal oriundo do excesso de prazo do encarceramento provisório. Com base nisso pediu, liminarmente, o relaxamento da prisão preventiva.

Há dois meses atrás, no dia 20 de janeiro, em decisão monocrática, o desembargador Pedro Sakamoto já havia negado a ordem em favor de Adalberto, mantendo-o detido.

Nesta quarta, então, Regenold votou no sentido de mantê-lo preso considerando que ele exerce papel de liderança na organização, tal qual Sakamoto já havia apontado. Além disso, lembrou que ele responde outras diversas ações penais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet