Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

PREJUÍZOS AO AGRO

Ministério Público apura causas da proliferação de mosca-dos-estábulos em município

Foto: Paulo Cançado

Ministério Público apura causas da proliferação de mosca-dos-estábulos em município
As causas da proliferação da mosca-dos-estábulos (Stomoxys Calcitrans) em várias propriedades rurais de Mirassol D’Oeste serão investigadas pelo Ministério Público Estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível do município. Conforme assessoria do órgão ministerial, técnicos do MPE, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Empaer, Indea e do município realizaram uma reunião para definir estratégias de atuação nesta terça-feira (27).

Leia mais
Juiz concede liminar e manda grupo indígena parar de ocupar e obstruir PCHs


A primeira providência a ser adotada, conforme os técnicos, será iniciar as inspeções, já nesta quarta-feira, pela Usina Coperb. Os órgãos ambientais buscam informações sobre o volume de vinhaça produzido por safra, raio limítrofe da usina para distribuição da vinhaça; protocolo de distribuição no entorno da usina; frequência da operação de distribuição de vinhaça; tipo de solo nas áreas que recebem a vinhaça; e o período de pico de aplicação da vinhaça.

A promotora de Justiça Tessaline Higuchi explicou que em 2015, o Ministério celebrou Termo de Ajustamento de Conduta com o Município de Mirassol D´Oeste, Sindicato Rural e a Usina Coperb estabelecendo a adoção de medidas para regulamentação da prevenção e fiscalização do controle da mosca dos estábulos.

No entanto, Tessaline assegurou que as últimas vistorias realizadas pela Sema e Indea apontaram que não foram adotadas todas as medidas suficientes para solucionar o problema. Além disso, que as medidas previstas no TAC estariam ultrapassadas.

Conforme dados divulgados em 2019 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em poucos anos, a mosca-dos-estábulos se tornou um dos principais problemas da pecuária e entrou na rotina das usinas de cana-de-açúcar. O produtor de leite pode ter uma redução na produtividade de até 60% durante os surtos, enquanto o produtor de animais de corte pode ter redução de até 20% no ganho de peso.

Além disso, os prejuízos podem ser muito maiores. São frequentes os relatos de perdas que não estão contabilizados nestes percentuais: aborto, mortalidade, ausência de cio e queda de vários índices zootécnicos.

O coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) do MPMT, promotor Marcelo Caetano Vacchiano, ressalta que a proliferação da mosca-dos-estábulos é um problema que atinge outras regiões do estado e que tal perícia com a participação de órgãos diversos encontrará alternativas para enfrentar a situação. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet