Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Sema-MT

Agropecuária deve fazer reposição florestal para concluir regularização ambiental, decide Tribunal

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Agropecuária deve fazer reposição florestal para concluir regularização ambiental, decide Tribunal
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu que é legal a exigência da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) de que a regularização ambiental está condicionada à reposição de floresta desmatada, conforme definida pela legislação. A decisão da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo de 1º de novembro negou Recurso de Apelação Cível apresentado contra decisão do Juízo da Vara Especializada de Meio Ambiente da Comarca de Cuiabá.

Leia também
TJ restabelece multa de R$ 4,6 milhões a fazendeiro por infração ambiental

 
O juiz julgou improcedente a Ação Ordinária movida por uma agropecuária contra o Estado. A decisão foi mantida pelo TJMT e o relator do processo, juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, teve voto acolhido pelo juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior e a desembargadora Maria Erotides Kneip.
 
De acordo com os autos, a Sema definiu que a conclusão do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do imóvel rural da empresa só ocorreria com a comprovação da reposição florestal referente a desmate e/ou exploração seletiva após 21/12/2005.
 
No entanto, a agropecuária não concordou e alegou não ter legalidade a vinculação do Programa à exigência de regularização dos passivos ambientais da propriedade rural. Porém, a exigência sobre o tema está de acordo com o que estabelecem os incisos I a IV, do art. 53, da Lei Complementar Estadual nº 233/2005, bem assim nos artigos 81, inciso III e 84, ambos do Decreto Estadual nº 8.188/2006.
 
Assim, foi negado o pedido da agropecuária e o relator pontuou que “a essência gramatical e ontológica do termo “regularização ambiental” pressupõe que haja a regularização por meio da reposição florestal. Não há como se viabilizar o PRA sem a efetividade da reposição florestal. Na essência, há uma condicionante umbilicalmente imantada entre os dois termos que assumem conotação fática, em prol da preservação e reposição do meio ambiente”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet