Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

transporte COLETIVO

Empresas terão que instalar sistema de cartão em toda frota de ônibus

Foto: Reprodução

Empresas terão que instalar sistema de cartão em toda frota de ônibus
As empresas Pantanal Transporte Urbano Ltda, Expresso NS Transportes Urbanos Ltda e Integração Transportes Ltda, que fazem o transporte coletivo em Cuiabá, têm 30 dias para adequar toda frota de ônibus ao sistema de cartão eletrônico, conforme estabelecem os artigos 1º e 2º da Lei Municipal 5.541/2012.

O prazo foi estabelecido em decisão do juiz Alex Nunes de Figueiredo, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá. As concessionárias, no entanto, não podem impedir o transporte de qualquer usuário que não tenha conseguido o cartão por ausência de pontos de venda ou recarga. De acordo com o juiz, caso isso aconteça a tarifa pode ser paga em dinheiro à pessoa credenciada pelas empresas, desde que não seja o motorista.

Leia mais
Passageiro será indenizado por ter esperado 14 horas por ônibus em rodoviária
Autos devolvidos fora do prazo não impede exame de recurso de motorista de ônibus


A Associação Matogrossense de Transportadores Urbanos (MTU) – que também é ré na ação proposta pelo Ministério Público - terá que ampliar em no mínimo “cinco vezes o número de pontos de venda e recarga, existentes a época do deferimento da liminar, e ainda mantê-los continuamente em locais fixos em todos os bairros de Cuiabá”.

Cabe a assossiação divulgar continuamente as medidas ordenadas pela Justiça, mediante a fixação de cartazes nos ônibus em circulação, a fim de informar aos usuários e como forma de fiscalizar o cumprimento da decisão judicial.

Em descumprimento da medida, empresas de ônibus e a MTU, terão que pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet