Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Processo seletivo para juiz leigo atrai muitos advogados

O primeiro Processo Seletivo para Credenciamento de Juiz Leigo do Poder Judiciário de Mato Grosso foi realizado neste domingo (27) e contou com a presença de dezenas de advogados interessados em desenvolver atividade jurídica nos Juizados Especiais de 32 comarcas do Estado.

A prova foi elaborada por uma equipe do TJMT e aplicada em 32 comarcas do Estado que contarão com a presença deste profissional para auxiliar os magistrados nas decisões.

Em entrevista dada à assessoria de imprensa do TJMT alguns candidatos relataram que o cargo de Juiz Leigo é uma forma de manter contato com as atividades da magistratura, garantir maior conhecimento na área, além de ter a oportunidade de prestar um serviço ao cidadão.

Inscrita para a Comarca de Cuiabá, Ariane Mirelle revela que é advogada há dois anos e destaca que a profissão é difícil para quem está começando. Por isso, decidiu fazer o teste, buscando a oportunidade de atuar em outra vertente do Direito. Afirma ainda que terá a chance de contribuir com a celeridade dentro do Poder Judiciário. “Hoje, os Juizados Especiais precisam de mais servidores e o Juiz Leigo vem para ajudar o magistrado a dar uma resposta mais rápida para a sociedade”.

De Belo Horizonte, a aposentada Neuzarina de Jesus também concorreu a uma vaga na Comarca de Cuiabá. “Sempre desejei um cargo no Poder Judiciário e vi no concurso uma oportunidade de realizar esse sonho. Tenho disponibilidade para mudar para Mato Grosso e atuar em uma área nova. Tenho a intenção de ser útil para o estado e minha expectativa é grande com a função e vim preparada para a prova”. A candidata avalia ainda que Mato Grosso sai na frente com a implantação do cargo de Juiz Leigo. “Essa iniciativa vai fazer o Poder Judiciário crescer muito e quero poder contribuir enquanto posso e, quem sabe ainda galgo um cargo na magistratura”.

Atuando há quatro anos como conciliadora do Poder Judiciário, Karla Paloma Busato também participou da seleção por analisar que na função de Juiz Leigo terá maior contato com a fase final do processo, o que avalia como importante para a carreira jurídica e da magistratura.

O candidato Marcione Mendes de Pinho revela que ao optar pela faculdade de Direito, também teve como objetivo ser magistrado e vê no cargo de Juiz Leigo um espaço para ganhar experiência no setor. “Pretendo passar no concurso para magistrado até 2017 e por enquanto posso atuar como Juiz Leigo, auxiliando o juiz e garantindo a celeridade processual”.

Momentos antes da prova, Marcione revisava o Código Brasileiro de Trânsito e se mostrou confiante para a seleção. “Estou concorrendo dentro da cota para Portadores de Necessidade Especial e isso é importante porque me permite concorrer de igual para igual com os outros candidatos”.

A gerente setorial de Concursos Público do TJMT, Sandra Kato informou que a prova foi elaborada por uma comissão do Tribunal de Justiça abordando temas amplos, com 80 questões de múltipla escolha. O gabarito será divulgado nesta segunda-feira (28 de janeiro). “É um cargo novo e as pessoas estão se acostumando com a ideia. Estamos satisfeitos com o concurso”.

O Edital nº 36/2012, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de 29 de outubro de 2012, apresenta todas as informações necessárias aos candidatos. As provas serão constituídas de três etapas. A primeira será a objetiva, com caráter eliminatório e classificatório; a segunda etapa será de prova subjetiva, com caráter eliminatório e classificatório, e a terceira etapa de avaliação de títulos, com caráter classificatório. Os selecionados terão abono, de cunho indenizatório, variável conforme a produtividade, atingindo no máximo R$ 3.449,18.

Vagas - O TJMT vai contratar 22 juízes leigos para atuar nos 22 Juizados Especiais de Comarcas da Segunda Entrância, 16 para atender nos oitos Juizados Especiais da Terceira Entrância, sendo dois em cada unidade judiciária, e 22 para suprir as demandas dos Juizados da Entrância Especial, sendo 16 na Comarca de Cuiabá, quatro na de Várzea Grande e dois na de Rondonópolis, perfazendo o total de 60 contratações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet