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Terça-feira, 14 de maio de 2024

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Procura pela Ouvidoria do TJMT cresce 21% em 2012

A procura pela Ouvidoria do Poder Judiciário Mato-grossense em 2012 cresceu 21% em relação ao ano de 2011. A diretora do departamento, Karine Moraes Giacomelli de Lima, avalia que o aumento se deve ao interesse maior das pessoas em saber sobre o Judiciário e os serviços que ele oferece. Para ela, esse salto também é sinal de que o setor presta um serviço de qualidade e credibilidade. “Se o serviço cai é porque está inócuo, se cresce é porque tem produtividade e resultado. Isso só acontece porque a pessoa fica satisfeita e vai fazendo propaganda de boca em boca”, observa.


Em 2011, a Ouvidoria registrou 2.555 solicitações. Já em 2012 foram 3.098. Do total do ano passado, quase todas as questões apresentadas foram respondidas pelo setor, apenas 174 estão em tramitação. Karine explica que ainda há solicitações do ano passado aguardando resposta, porque tratam de assuntos mais complexos e que demandam uma análise técnica de processos. Nestas situações, o setor pode demorar de 15 a 20 dias para responder a solicitação. Quando a questão é mais simples, a Ouvidoria leva apenas de dois a três dias para dar uma resposta ao solicitante.

O departamento recebe reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informações e elogios. Depois das reclamações, a maioria das pessoas que procura o departamento é para pedir informações. Karine observa que sempre quando as pessoas precisam dos serviços do Judiciário e não sabem a quem procurar ou por onde começar elas ligam para a Ouvidoria. Desde como e onde solicitar a emissão de uma simples certidão negativa criminal até como adotar uma criança. “Tudo que chega até nós a gente responde ou encaminha para o departamento competente. Nós fazemos o papel de orientação à sociedade, somos o elo do Judiciário com a população”, explica Karine.

A Ouvidoria do TJMT foi criada há 5 anos para identificar os pontos críticos do Poder Judiciário e embasar a diretoria a corrigi-los ou cobrar dos setores responsáveis a melhoria dos serviços que foram objetos das reclamações. A proposta é aprimorar cada vez mais a prestação jurisdicional e proporcionar um serviço satisfatório ao público externo e interno. Por isso, a cada três meses, um relatório contendo todas as demandas é entregue ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, e ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal.

Para entrar em contato com a Ouvidoria é só ligar no 0800-6471420 ou preencher o formulário disponível no portal do TJMT (www.tjmt.jus.br) no link Ouvidoria (http://www.tjmt.jus.br/Areas/Ouvidoria/Default.aspx). Também há caixas coletoras em todas as comarcas e a possibilidade de um atendimento pessoal. Denúncias anônimas não são aceitas, mas é resguardado o sigilo de todas as informações pessoais prestadas. As informações exigidas na ficha eletrônica são necessárias para que depois a equipe possa dar um retorno ao solicitante e possa requisitar maiores informações.
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