Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

PRESO NA PCE

Ex-PM expulso da corporação por roubos a bancos na capital retorna ao regime fechado

Foto: Secom-MT

Ex-PM expulso da corporação por roubos a bancos na capital retorna ao regime fechado
O Tribunal de Justiça considerou as diversas vezes que o ex-policial militar Uesdra de Souza manipulou sua tornozeleira eletrônica, desligando o aparelho para se esquivar do cumprimento das penas de mais de 14 anos que cumpria em regime semiaberto, e determinou que ele volte para o regime fechado. Sessão de julgamento da Segunda Câmara Criminal ocorreu nesta quarta-feira (20).

Leia mais 
Eder faz alegações genéricas e juiz frustra tentativa de barrar posse de vereadora no cargo de deputada

Uesdra foi preso por integrar organização criminosa especializada em roubos a bancos em Cuiabá. Ele está atualmente cumprindo as penas na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Em 2013 foi emitida guia provisória do cumprimento da punição, aplicada em 7 anos e 5 meses. Consulta ao Sistema de Execuções Penais constou que em 2020, ele cumpria duas penas que, somadas, totalizam 14 anos, 06 meses e 28 dias de reclusão.

Defesa de Uesdra recorreu ao Tribunal de Justiça pedindo concessão para progressão de regime menos gravoso, qual seja o semiaberto, sob argumento de que não houve prova satisfatória das violações, além ainda da comprovação de que o reeducando está trabalhando e estudando.

No entanto, conforme os magistrados acordaram na sessão de ontem, ele descumpriu as cautelares do semiaberto reiteradas vezes, com vários registros de desligamento da tornozeleira. Por unanimidade, os magistrados negaram o recurso e mantiveram o regime fechado.

Ex-PM

Em 2015, Uesdra de Souza foi demitido dos quadros da Polícia Militar pelo comandante-geral Zaqueu Barbosa após responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) sob a acusação de ter participado de três assaltos na região do Coxipó. 

Conforme informações publicadas no Diário Oficial, o primeiro assalto foi registrado em 25 de dezembro de 2012, às 19h45, uma borracharia localizada na região do Coxipó. Na ação, os bandidos teriam sido extremamente violentos com as vítimas. Um dos assaltantes, segundo informações, tinha estatura mediana, forte, utilizava uma pistola prateada inserida em um coldre de cintura, trajava calça jeans e jaqueta vermelha.

O segundo assalto foi registrado às 22h15, em uma residência do bairro Jardim Presidente II. Também neste caso eram três assaltantes, que renderam toda a família e levaram vários objetos, além de dinheiro. 

Um terceiro roubo ocorreu naquele mesmo dia, dessa vez na Loja Ganzaroli localizada próximo à policlínica do Coxipó. Um dos seguranças do Posto Simarelli, localizado nas proximidades, avistou o veículo em que os criminosos fugiram, um Gol Geração IV de cor branca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet