Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Criminal

ALVOS DE OPERAÇÃO

Acusados de integrar grupo de extermínio, 'mercenários' vão a júri por homicídio em VG

Foto: Reprodução

Acusados de integrar grupo de extermínio, 'mercenários' vão a júri por homicídio em VG
Acusados de integrar grupo de extermínio desarticulado na Operação Mercenários, José Francisco Carvalho Pereira e Jefferson Fátimo da Silva serão submetidos ao Tribunal do Júri no dia 15 de abril, pelo homicídio de Janderson Rodrigues de Souza, ocorrido em Várzea Grande, no ano de 2016. Designação da sessão foi estabelecida pela juíza Marina Carlos França, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, em decisão proferida no último dia 19.

Leia mais
Vigilante envolvido em 'grupo de extermínio' consegue aprovação no Enem e tem remição de 142 dias de pena


No dia 12 de janeiro de 2016, Janderson foi assassinado em frente á Casa de Carne e Mercearia Santa Clara, no bairro Santa Clara. José Francisco contou com auxílio de Jefferson para a execução.

Segundo a denúncia, por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima, Jefferson atirou várias vezes contra ela, causando sua morte. Janderson estava sentado na frente do estabelecimento mencionado, conversando com amigos, no momento em que quatro pessoas desceram de um Fiat Uno, com roupas camufladas e rostos encobertos, e efetuaram os disparos.

O Ministério Público constatou que José imputava à Janderson envolvimento no assassinato de seu filho, ocorrido um ano antes. E que, além disso, ele teria tentado matar outra pessoa que, supostamente, teria participado da execução do filho de José.

Na decisão, a juíza destacou que, entre 2014 e 2016, em Várzea Grande, os denunciados integraram organização criminosa, junto com outros investigados, cujo objetivo era fornecer armas de fogo para crimes de homicídio, mediante constatação de eventuais infrações penais que suas vítimas pudessem ter cometido.

“Relata ainda a peça inicial, que o modus operandi empregado na execução da vítima apurado nestes autos muito se assemelham com os demais crimes apurados no bojo da 'Operação Mercenários', inclusive com a utilização do mesmo veículo, pertencente ao denunciado Jefferson Fátimo”, diz trecho da decisão.

Com isso, foi designada a sessão do Júri Popular para o dia 15 de abril, às 09h, no plenário da 1ª Vara Criminal, a ser realizada de forma presencial.

Mercenários

A Operação Mercenários é desdobramento das investigações dos homicídios praticados em Várzea Grande nos meses de março e abril de 2016, por pessoas associadas a organização criminosa composta por policiais militares e vigias que atuavam na região do bairro Cristo Rei.
 
O Ministério Público alega que o grupo “Os Mercenários”, formado por aproximadamente seis policiais, além de civis, se associaram mediante estrutura ordenada caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter vantagens mediante a prática de infrações penais, sobretudo homicídios.

Conforme apurado durante as investigações, os integrantes do grupo possuíam todo um aparato para cometer crimes, como armamento sofisticado, rádio amador, silenciador de tiros e diversos carros e motocicletas com placas frias. Estima-se que dezenas de pessoas tenham sido vítimas do grupo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet