Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Desembargadora Graciema Caravellas se aposenta após 75 dias no cargo e abre espaço para nova vaga

Foto: Reprodução

Desembargadora Graciema Caravellas se aposenta após 75 dias no cargo e abre espaço para nova vaga
A juíza Graciema Ribeiro de Caravellas se aposentou compulsoriamente nesta quarta-feira (10), véspera de seu aniversário de 75 anos, idade fixada para aposentadoria dos magistrados no Brasil. Ela tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em 28 de outubro de 2023, e permaneceu no cargo por exatos 75 dias.

Leia também
Assis não cede e afirma que rodízio na Câmara deve ser discutido pelo União Brasil

Graciema foi conduzida ao cargo preenchendo uma das 3 vagas abertas reservadas à carreira da magistratura preenchidas pelos critérios de antiguidade. Com a sua aposentadoria, uma nova vaga deve ser aberta para o Tribunal de Justiça.  

A agora ex-desembargadora teve seu nome envolvida no “Escândalo da Maçonaria”, um  esquema de desvio de verbas públicas com o objetivo de socorrer a Loja Maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Ela chegou a ser punida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com aposentadoria compulsória, no entanto o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as sanções por falta de provas. 

Graciema foi homenageada durante sessão solenidade de posse do desembargador Sebastião de Arruda Almeida realizada no dia 19 dezembro, antes do recesso parlamentar. 

A presidente da Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, entregou uma homenagem à magistrada em nome da turma e a presidente Clarice e a vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, entregaram flores e a toga da desembargadora Graciema, em nome dos membros da Corte.
 
“À desembargadora Graciema Ribeiro de Caravellas, agradeço pelos bons préstimos doados ao Poder Judiciário de Mato Grosso ao longo de 37 anos de magistratura. Aqui, a senhora sempre será uma dos nossos membros, pois temos desembargadores e desembargadoras que passaram para a inatividade e continuam fazendo parte dessa grande família, que ora a acolhe com todo o coração. Estimo os mais sinceros sentimentos de alegria, felicidade e saúde em sua trajetória de aposentadoria”, disse a presidente.

Caravellas  nasceu em 11 de janeiro de 1949, em Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais. Viúva, Graciema Ribeiro de Caravellas tomou posse como juíza substituta em 04 de dezembro de 1986, na Comarca de Pontes e Lacerda, sendo nomeada ao cargo de Juíza de Direito em 16 de janeiro de 1994. 

Na Capital, desempenhou a função de juíza titular da Vara Especializada da Infância e Juventude, titular da Primeira Vara Cível de Cuiabá, e da Segunda, Terceira, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava Varas Criminais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet