Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

NOVA DESEMBARGADORA

Autoridades políticas, amigos e familiares parabenizam nomeação de juíza ao cargo máximo do judiciário Estadual

Foto: TJMT

Autoridades políticas, amigos e familiares parabenizam nomeação de juíza ao cargo máximo do judiciário Estadual
Na sessão solene que empossou a juíza de Direito Graciema Ribeiro de Caravellas ao cargo de desembargadora, eleita por unanimidade, autoridades, familiares, amigos, magistrados, servidores e público em geral estiveram presentes para prestigiá-la. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (27) e foi marcado por um discurso emocionado de Graciema, especialmente no que toca ao seu afastamento administrativo pelo envolvimento no caso conhecido como “Escândalo da Maçonaria”.

Leia também 
Reintegrada em 2022, nova desembargadora isenta Perri por investigações do 'Escândalo da Maçonaria'

 
 A presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, desejou à Graciema que tenha “uma trajetória ainda mais marcante pela sua personalidade forte, mas ao mesmo tempo justa, magnânima e, simplesmente, sendo essa mulher extraordinária, que a sua trajetória e a sua biografia mostrou a todos nós”.
 
Em seu pronunciamento, a empossada recordou os desafios que enfrentou ao longo dos seus 26 anos de magistratura, destacou os pontos históricos que testemunhou e, sobretudo, se emocionou pelo sentimento de Justiça que lhe tomou após retornar ao Judiciário.
 
Ela ficou afastada compulsoriamente por 10 anos, em razão de ter sido condenada, junto com outros juízes, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acusada de participar do “Escândalo da Maçonaria”.
 
Em um longo, marcante e emocionado discurso, a magistrada continuou refletindo sobre a carreira, demonstrando o desafio que permeia a profissão. Graciema destacou que foram anos de determinação e luta, realizando reuniões em escolas e demais órgãos públicos, buscando “conscientizar a sociedade sobre a necessidade de mudança comportamental e de ideias para suas futuras gerações”.
 
Sobre o afastamento, destacou: “a decisão administrativa foi injusta, destruiu uma vida inteira de luta dedicada ao exercício da judicatura. A mídia deturpou os fatos, e fui aposentada. Desde então, passei ao lado da minha família longos e angustiantes anos aguardando que a justiça fosse feita. Hoje vi resgatada minha dignidade e reconhecida minha inocência. E essa tão esperada decisão veio da segunda turma do STF, em novembro de 2022, oportunidade em que a justa justiça se fez, como esperada”.
 
Ela e diversos magistrados foram afastados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2010, sob suspeita de terem desviado, entre 2003 e 2005, aproximadamente R$ 1,4 milhão dos cofres da Justiça estadual para uma loja maçônica.

De acordo com as investigações, o dinheiro seria usado para cobrir prejuízos que uma loja maçônica teve com a quebra de uma cooperativa criada pelos maçons.

​Em novembro de 2022, o STF reintegrou Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Maria Cristina Oliveira Simões, Graciema Ribeiro de Caravellas, Antônio Horário da Silva Neto e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira. 
 
Autoridades parabenizam nova desembargadora 
 
O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fernando Augusto Vieira de Figueiredo, cumprimentou a desembargadora empossada. “Seu discurso mostra a fibra que essa desembargadora possui. Gostaria de deixar aqui, em nome da Ordem, sucesso à desembargadora Graciema”.
 
A defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro também manifestou sua homenagem a mais nova desembargadora do Estado de Mato Grosso.  O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior declarou a honra e alegria em parabenizar a desembargadora.
 
A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputada Janaina Riva, apontou a representatividade feminina de Graciema Caravellas. “Sem dúvida, a senhora é uma mulher que nos abriu muitas portas, assim como as desembargadoras que aqui estão presentes. Nós somos mulheres que podemos abrir muitas mais portas para as futuras gerações”, disse, pontuando ainda a sensibilidade, coragem e a força da desembargadora para superar os desafios.
 
Prestigiaram a sessão solene os senadores da República, Jayme Campos, Mauro Carvalho e Margareth Buzetti; os deputados federais Coronel Assis e Abílio Brunini; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ariana Tanssini; a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), Maria Rosi de Meira Borba, entre outras autoridades.
 
Graciema Ribeiro de Caravellas nasceu em 11 de janeiro de 1949, em Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais. Viúva, Graciema Ribeiro de Caravellas tomou posse como juíza substituta em 4 de dezembro de 1986, na Comarca de Pontes e Lacerda, sendo nomeada ao cargo de Juíza de Direito em 16 de janeiro de 1994. Atualmente integra a Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo, tendo atuado também nas Comarcas de Rondonópolis, Pedra Preta, Diamantino e Cuiabá.
 
Na Capital, desempenhou a função de juíza titular da Vara Especializada da Infância e Juventude, titular da Primeira Vara Cível de Cuiabá, e da Segunda, Terceira, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava Varas Criminais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet