Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

TOMOU POSSE

Reintegrada em 2022, nova desembargadora isenta Perri por investigações do 'Escândalo da Maçonaria'

Foto: Ednilson Aguiar/TJMT

Reintegrada em 2022, nova desembargadora isenta Perri por investigações do 'Escândalo da Maçonaria'
Inocentada e reintegrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos quadros do Judiciário estadual após anos de afastamento por envolvimento no chamado “Escândalo da Maçonaria”, Graciema Ribeiro Caravellas foi nomeada nova desembargadora do Tribunal de Justiça (TJMT), nesta sexta-feira (27), e afirmou que não tem ressentimentos, sobretudo em relação ao desembargador Orlando Perri, agora seu colega na segunda instância.

Leia mais
TJMT escolhe Graciema Caravellas e Sebastião de Arruda como novos desembargadores

 Questionada como seria sua relação com Orlando Perri, que à época era o corregedor do Tribunal e foi o responsável por instaurar o processo que resultou na punição administrativa do CNJ a diversos magistrados de Mato Grosso, Caravellas não titubeou.

“A minha relação com Orlando Perri é excelente. Nosso relacionamento é o melhor possível, admiro muito o dinamismo, a competência, a capacidade profissional de Perri”, afirmou.

Graciema ainda ponderou que, enquanto corregedor, Perri agiu como qualquer um outro faria, já que essa é a responsabilidade do cargo.

“Não sei se ele foi o 'responsável' por essas investigações. Ele deu início a um processo que qualquer um outro faria. Na época ele era corregedor e, nesta condição, ele executou e iniciou aquilo que entendia que deveria ser”, explicou.
 
Ela e diversos magistrados foram afastados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2010, sob suspeita de terem desviado, entre 2003 e 2005, aproximadamente R$ 1,4 milhão dos cofres da Justiça estadual para uma loja maçônica.

De acordo com as investigações, o dinheiro seria usado para cobrir prejuízos que uma loja maçônica teve com a quebra de uma cooperativa criada pelos maçons. O caso ficou conhecido como “Escândalo da Maçonaria”. 

Em novembro de 2022, o STF reintegrou Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Maria Cristina Oliveira Simões, Graciema Ribeiro de Caravellas, Antônio Horário da Silva Neto e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira.
 
Nesta quinta-feira (26), o Tribunal Pleno do TJMT escolheu, por unanimidade, a juíza Graciema Ribeiro de Caravellas e o juiz Sebastião de Arruda Almeida para as vagas de desembargadores, providas pelos critérios de antiguidade.
 
A partir de agora o TJMT passa a ter 11 mulheres em sua composição, como desembargadoras, totalizando 32 magistrados.
  
As votações atendem aos Editais n° 116/20023 e 120/2023, referentes aos concursos de acesso à vaga ao cargo de desembargador reservada à magistratura de carreira, pelo critério de antiguidade.
  
A data da posse do desembargador eleito Sebastião de Almeida ainda será definida.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet