Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

por dez dias

Ministro do STF determina retirada de tornozeleira para 'cacique' bolsonarista realizar exames e consulta médica

Foto: Reprodução

Ministro do STF determina retirada de tornozeleira para 'cacique' bolsonarista realizar exames e consulta médica
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retirada da tornozoleira eletrônica do indígena José Acácio Serere Xavante, conhecido como Cacique Serere, para um tratamento médico. 

Leia também
'Cacique' bolsonarista de MT deixa a prisão em Brasília após decisão de Alexandre de Moraes


De acordo com o documento, o cacique, que é apoiador do ex-presidente Bolsonaro, vai se deslocar até a cidade de Lucas do Rio Verde, por 10 dias, para realizar exames e uma consulta médica.

Após o retorno da viagem, o réu deverá retomar o cumprimento de medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Apesar de se autoproclamar cacique, Serere não é considerado um líder tradicional de sua etnia. Ele teria se casado com uma não indígena e se tornado pastor após passar por uma prisão por tráfico de drogas. Em 2020, ele foi candidato a prefeito da cidade de Campinápolis.

A prisão de Serere Xavante ocorreu após a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmar que o indígena “se utilizava da posição de cacique para incitar indígenas e não indígenas a cometerem crimes.

Ainda no pedido, a PGR sustentou que Serere convocou manifestantes armados a agirem para impedir a diplomação do presidente Lula (PT).

Mato-grossenses envolvidos

O ministro Alexandre de Moraes indeferiu o pedido para retirada da tornozeleira eletrônica de Jean de Brito da Silva. Quanto a Michael Vieira de Freitas, o ministro ressaltou que ele deverá comparecer em juízo, já que ele teve a liberdade concedida mediante medidas cautelares.

Entretanto, a carta de ordem expedida para notificar a denúncia foi devolvida sem cumprimento. Moraes lembrou ainda que o descumprimento das medidas pode ensejar na decretação de uma prisão preventiva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet