Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

REGRAS DO JOGO

Lista sêxtupla da OAB-MT para disputa por vaga de desembargador será definida em 20 de dezembro

Foto: Fernando Rodrigues/OAB-MT

Lista sêxtupla da OAB-MT para disputa por vaga de desembargador será definida em 20 de dezembro
As inscrições para a lista sêxtupla que será formada para o preenchimento de vaga de desembargador destinada à advocacia terão início no dia 16 de novembro, conforme conselho da OAB-MT, que definiu pela paridade de gênero na escolha dos seis nomes que serão enviados para análise do Tribunal de Justiça (TJMT); a nomeação do escolhido ou escolhida é de responsabilidade do governador Mauro Mendes (União). O resultado do processo será conhecido em 20 de dezembro.

Leia também
OAB terá eleição indireta e com paridade entre homens e mulheres à vaga de desembargador


Ainda de acordo com o edital publicado nesta quinta-feira (26), as inscrições poderão ser feitas até 5 de dezembro, e podem ser feitas de forma presencial na sede da OAB-MT, em Cuiabá, ou de forma eletrônica.

O prazo para impugnação começa em 7 de dezembro e se encerra no dia 12 de dezembro. No caso de indeferimento ou impugnação do pedido de registro, o candidato será notificado para apresentar recurso ou defesa em cinco dias corridos, sendo que o prazo iniciará em 14 de dezembro e termina em 19 do mesmo mês.

O edital ainda estabelece que no dia 20 de dezembro, a OAB-MT irá realizar uma reunião pública, em que os candidatos serão apresentados e arguidos. No mesmo dia, os conselheiros e conselheiras e membros honorários vitalícios com direito a voto que estejam presentes, serão chamados um a um, em ordem alfabética, para votarem. Por fim, o resultado será apurado e divulgado.

A escolha

A escolha indireta para os nomes que deverão compor a lista foi definida em reunião na quinta. Dessa forma, os conselheiros definirão os nomes a compor a lista. O argumento vencedor para essa opção é no sentido de que advogados com maior poder financeiro teriam vantagens para percorrer o estado em campanha, caso a eleição fosse direta.

A paridade entre homens e mulheres também foi debatida e, pela proposta apresentada via diretoria da Ordem, a composição deverá ser dividida em duas partes iguais entre homens e mulheres. Dessa forma, a lista sêxtupla destinada ao Quinto Constitucional deverá ser composta por três advogados e três advogadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet