Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

CONQUISTA HISTÓRICA

Presidente da OAB-MT, Gisela comemora paridade entre mulheres e homens para vaga ao TJ

Foto: Reprodução

Presidente da OAB-MT, Gisela comemora paridade entre mulheres e homens para vaga ao TJ
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, comemorou a definição de paridade de gênero na composição da lista com seis nomes de advogados e advogadas que será encaminhada ao Tribunal de Justiça para o cargo de desembargador. O Conselho Pleno se reuniu na tarde desta quinta-feira (26) e deliberou, pela primeira vez na história do estado, que a disputado pelo preenchimento da vaga reservada à Ordem pelo Quinto Constitucional será dividida, em uma lista de três homens e três mulheres.

Leia mais
OAB terá eleição indireta e com paridade entre homens e mulheres à vaga de desembargador


“Como disse no final da votação, nós fizemos história hoje aqui na OAB-MT. A primeira vez que será enviada ao TJ uma lista paritária, com igualdade de gênero. Para mim, é uma conquista, uma vitória, talvez uma missão enquanto mulher, presidente, uma mulher que está na diretoria da Ordem”, comemorou a presidente.

Em 2021, Gisela foi eleita a segunda mulher a presidir a seccional de Mato Grosso, para comandar a ordem no triênio 2022-2024. Nas urnas, ela venceu o advogado Pedro Paulo Peixoto. Cardoso recebeu 4.642 votos (52,2%), enquanto foram computados 4.005 votos (45,06%) para Pedro.

Para ela, que sempre buscou maior participação feminina durante os cargos que ocupou, a conquista foi histórica não só pela quantidade, mas pelo reconhecimento da participação efetiva das mulheres nas decisões da ordem.

“Participei de outros cargos e desde o começo sempre busquei uma maior participação das mulheres e hoje vejo isso sendo uma realidade. Hoje as mulheres não apenas compõem numericamente, mas participam efetivamente das decisões da ordem. E essa votação hoje que reconhece e garante a paridade na lista é um reconhecimento de homens, mulheres, do sistema como um todo, do trabalho que vem sendo realizado por todas as advogadas pela e para advocacia mato-grossense”, completou.

A reunião também pautou debate sobre a consulta direta para a escolha dos postulantes à vaga do Quinto Constitucional. A proposta foi sugerida pelo conselheiro José Patrocínio Júnior, que defendia a eleição direta e regionalizada.

No entanto, a escolha indireta dos nomes foi a tese vencedora. Ou seja, os conselheiros definirão os nomes a compor a lista. O argumento vencedor para essa opção é no sentido de que advogados com maior poder financeiro teriam vantagens para percorrer o estado em campanha, caso a eleição fosse direta.

O edital para o preenchimento ainda não foi publicado, mas segundo a presidente, deve ficar pronto ainda nesta sexta-feira (27) ou até o início da próxima semana. A publicação deve passar pelo crivo da procuradoria antes de ser divulgada. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet