Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

EDITAIS ABERTOS

Aposentadorias iminentes e novas vagas de desembargador: TJMT passará por mudanças

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Aposentadorias iminentes e novas vagas de desembargador: TJMT passará por mudanças
Dos trinta desembargadores, dez devem se aposentar do Tribunal de Justiça (TJMT) até 2026, conforme previsto na Constituição Federal, que estabelece limite de 75 anos para o início da inatividade. Destes 10, três ingressaram no cargo pelo quinto constitucional, ou seja, são membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ainda este ano, o TJMT ganhará mais nove magistrados de segundo grau, conforme os editais já abertos pela presidência.

Leia mais
Presidente do TJ publica editais para preenchimento de novas vagas ao cargo de desembargador


Provenientes do Ministério Público do Estado, os desembargadores Paulo da Cunha e Guimar Teodoro Borges devem se aposentar, respectivamente, entre agosto de 2024 e abril de 2025. Já Luiz Ferreira da Silva, oriundo da OAB, deve se desligar do serviço em junho de 2025. O TJ deverá preencher essas três vagas pelo quinto.
 
Além deles, Pedro Sakamoto (novembro de 2024), Rondon Bassil Filho (fevereiro de 2025), Maria Aparecida Ribeiro (maio de 2025 - merecimento), Sebastião Moraes Filho (novembro de 2025 – vaga magistratura), Sebastião Barbosa Farias (dezembro de 2025), Maria Erotides Kneip (junho de 2026) e Juvenal Pereira da Silva (julho de 2026).
 
A idade de 75 anos para aposentadoria foi defina por lei complementar e, até 3 de dezembro de 2015, a Constituição Federal estabelecia que a idade máxima seria de 70 anos.

Apesar da iminência das inatividades de tais magistrados, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, já abriu os editais para preenchimento de 9 vagas para o cargo de desembargador, a serem completas até o final deste ano.

Essas vagas serão distribuídas da seguinte maneira: sete para juízes, a serem providas de acordo com os critérios de antiguidade e merecimento. E duas previstas ao quinto constitucional, sendo uma para OAB e outra ao MPE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet