Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

2ª vara de Vila Rica

Juiz é alvo de representação no CNJ por supostamente conceder liminares 'atípicas' sobre conflitos por terras

Foto: Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Juiz é alvo de representação no CNJ por supostamente conceder liminares 'atípicas' sobre conflitos por terras
Magistrados da Corregedoria Nacional de Justiça formalizaram representação apresentada pelo Ministério Público (MPE) contra o juiz da 2ª Vara da Comarca de Vila Rica,  Ivan Lucio Amarante por, supostamente, ter concedido liminares atípicas e fora de sua competência sobre conflitos fundiários.

Leia mais
Presidente do STJ nega pedido da Prefeitura de Cuiabá e mantém prorrogação da intervenção na saúde

 
A representação foi apresentada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em setembro do ano passado pelo Promotor Carlos Eduardo da Silva. Ele noticiou a existência de comportamento supostamente ilegal que o juiz teria cometido.

Conforme o promotor, Ivan Lucio teria concedido liminares atípicas sobre conflitos fundiários, mesmo sabendo que a 2ª Vara de Vila Rica é incompetente para isso, uma vez que tais decisões deveriam ocorrer na Vara Especializada em Direito Agrário de Cuiabá.

Carlos Eduardo enviou vídeos e documentos comprobatórios de suas alegações à corregedoria nacional, em agosto de 2022. Antes de ser intimado, o juiz teria se antecipado na representação se comprometendo a direcionar os processos que envolvem conflitos fundiários para a Vara de Cuiabá.

Em despacho assinado no mês passado, o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, intimou a corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para que se manifestasse sobre os fatos, em 30 dias.

Em resposta ao pedido de providência, a corregedoria do TJMT afirmou que recomendou o arquivamento da representação. O processo está concluso, mas o ministro Luis Salomão ainda não proferiu sua decisão.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet