Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÕES DE 2018

Justiça arquiva inquérito contra Emanuel e Botelho que investigava compra de votos

Foto: Reprodução

Justiça arquiva inquérito contra Emanuel e Botelho que investigava compra de votos
Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, juiz eleitoral  da 51ª ZE/MT, homologou arquivamento de inquérito que apurava possível crime de compra de votos nas eleições de 2018, supostamente cometidos pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (UNIÃO).

Leia mais: 
Município cita decisão do STJ e pede que Justiça invalide documentos produzidos durante Intervenção na Saúde


O Ministério Público Eleitoral instaurou inquérito policial para investigar denúncia de que Manoel Pereira Gonçalves, funcionário da subprefeitura dos distrito de Aguaçu, município de Cuiabá, estaria praticando a compra de votos para Emanuel e Botelho  nas eleições de 2018.

De acordo com o inquérito, cada voto custaria R$ 50. Os eleitores, então, para confirmar o voto, teriam que afirmar como eram as roupas usadas pelos candidatos na urna eletrônica, na ocasião.

Manoel foi monitorado por agentes e, no dia da eleição, através de fotos e vídeos,  chegou a ser flagrado transportando de eleitores. Ele ainda possuía lista de nomes e dados de títulos eleitorais.

A Polícia Federal, porém, entendeu que não existiram elementos suficientes que pudessem comprovar a prática de crimes eleitorais e peticionou pelo arquivamento do inquérito.

Esgotadas as diligências da investigação, autoridade policial concluiu pela inexistência de indícios mínimos que pudessem ensejar em autoria e materialidade, restando na impossibilidade de afirmar sobre indícios da prática de crimes eleitorais.

Instado a se manifestar, o MPE se posicionou pelo arquivamento do inquérito, o que foi acatado pelo magistrado. “Pelo exposto, ausentes os elementos de autoria e materialidade, acolho a pretensão formulada e homologo a promoção de arquivamento dos autos do inquérito”, discorreu Francisco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet