Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

DOAÇÕES E DESPESAS

TRE já julgou prestação de contas de 20 candidatos eleitos em outubro

Foto: Assessoria TRE-MT

TRE já julgou prestação de contas de 20 candidatos eleitos em outubro
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso já apreciou, até o momento, 20 prestações de contas de campanha dos(as) candidatos(as) eleitos(as) no pleito de 2022. Na sessão plenária desta segunda-feira (05) foram julgados seis processos dessa natureza e a meta é apreciar as 47 prestações de contas dos eleitos até a cerimônia de diplomação, que ocorre no próximo dia 15 de dezembro no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

Leia mais: 
Juiz determina arresto de 20% do faturamento no cartão de crédito da churrascaria Nativas para pagar ação milionária

Do total de contas julgadas, 16 são do cargo de deputado(a) estadual e quatro referentes ao cargo de deputado(a) federal. Já entre o total de prestações de contas referentes a candidatos(as) eleitos(as) que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) apreciará, 27 estão pendentes de julgamento, entre titulares e suplentes.

Embora a desaprovação das contas não impeça o recebimento do diploma, estão sendo priorizados os processos dos(as) eleitos(as), ou seja: 24 deputados(as) estaduais, 8 deputados(as) federais, um senador e dois suplentes, e um governador. A não prestação de contas, porém, é condição que impede a diplomação. No caso de Mato Grosso, todos(as) os(as) eleitos(as) apresentaram os comprovantes dos gastos com campanha.

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou o empenho na realização dos julgamentos de prestações de contas. Conforme explicouo, a apreciação dos processos é a consequência do comprometimento dos juízes que fazem parte do Pleno dos servidores da Asepa (Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias), que estão depositando celeridade nas análises das prestaões de contas. 

O primeiro julgamento relacionado às prestações de conta das Eleições 2022 foi analisado pelo TRE-MT na sessão plenária do dia 24 de novembro. O processo dizia respeito às contas do candidato eleito a deputado estadual, Faissal Jorge Calil Filho (Cidadania), as quais foram aprovadas com ressalva.

Diplomação

A solenidade de entrega dos diplomas aos(às) candidatos(as) eleitos(as) será realizada pelo TRE-MT no dia 15 de dezembro, às 19h, no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá. A cerimônia será restrita aos(às) 37 candidatos(as) que foram eleitos(as) no pleito deste ano aos cargos de governador e vice, deputados(as) estaduais, deputados(as) federais, senador e suplentes de senador. Cada um(a) destes(as) terá direito a um número limitado de convites (Com informações da assessoria).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet