Olhar Jurídico

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Geral

ALERTA

MPE recomenda que Festival dos 300 Anos não seja realizado na Arena Pantanal

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

MPE recomenda que Festival dos 300 Anos não seja realizado na Arena Pantanal
O promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, por meio do Ministério Público do Estado, recomenda que o Festival dos 300 Anos não seja realizado na Arena Pantanal porque pode degradar o gramado do estádio e prejudicar futuras partidas de futebol.

Leia mais:
Festival dos 300 anos pode prejudicar gramado da Arena Pantanal para finais do MT e estreia do Brasileirão

A danificação do gramado já foi observada em agosto do ano passado, durante o jogo do Cuiabá Esporte Clube e Atlético Acreano. A partida aconteceu logo após o evento Rock Arena, realizado na área interna do local. De acordo com a recomendação, a degradação descumpre os direitos assegurados aos torcedores pela Lei nº 10.671/2003.

“Como consectário, atingirá a esfera de interesses dos torcedores que poderão ficar privado de diversas partidas de futebol programadas no local, incluindo-se, a fase final do campeonato estadual e os jogos iniciais do calendário nacional (série B), afinal, a recuperação da grama demandará considerável tempo e emprego de recursos financeiros incompatíveis com as datas já definidas pela FMF e CBF”, aponta a recomendação.

O promotor de Justiça reconhece que a Arena Pantanal foi planejada para um “conceito flexível, para emprego multiuso”. Entretanto, há diversos fatores que impedem sua finalidade: falta de conclusão total da obra, altos custos de manutenção, ausência de praça esportiva para a realização de partidas durante o período de recuperação do gramado, dentre outros fatores.

“Não se pode olvidar que a própria imagem do Estado de Mato Grosso possa potencialmente ser afetada com a permissão desses shows no local, isto porque, no período imediatamente posterior à sua realização, serão televisionadas partidas de alcance nacional (jogos da série B, são transmitidas para todo país) com inexorável exposição do gramado do estádio que possui apenas 05 (cinco) anos de existência, já severamente deteriorado, a indicar seu abandono e descaso”, explica em recomendação.

Segundo Ezequiel Borges de Campos, o Complexo da Arena Pantanal tem estrutura suficiente para que todos os shows planejados possam ser realizados pelo gestor municipal em sua área externa. O promotor ainda aponta que há outras opções na cidade para a realização de eventos deste porte.

O Secretário Adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, tem o prazo de dez dias para acolher ou não a recomendação dada pelo MPE.

Preocupados

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e os clubes do estado estão preocupados quanto a realização do festival. Neste mesmo período, acontecem as finais do Campeonato Mato-grossense de 2019 e a estreia do Cuiabá na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

“Nós conversamos com o governo e nos disseram que ainda não tem nada definido deste festival ser realizado no local. De antemão, ficamos preocupados por conta da situação do gramado. Hoje, a Arena Pantanal é multiuso, porém, o gramado não tem estas condições. Está próximo de receber a série B pela primeira vez”, disse o diretor de competições da FMF, Diogo Carvalho.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que a Arena Pantanal foi planejada para “diversos tipos de eventos e recebe todo cuidado na garantia da preservação de sua estrutura. Uma das preocupações do Município é assegurar que, após os três dias de festividade (06, 07 e 08 de abril), o gramado continue em bom estado de uso, para as competições esportivas também já programadas”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet