Olhar Jurídico

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Criminal

SEVEN

Desembargadores concedem liberdade a Silval na Operação Seven; Nadaf pede extensão, mas aguarda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Desembargadores concedem liberdade a Silval na Operação Seven; Nadaf pede extensão, mas aguarda
Os desembargadores da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso concederam nesta quarta-feira (23) a revogação de prisão, imposta em consequência da Operação Seven, contra o ex-governador Silval Barbosa. O ex-secretário de Casa Civil Pedro Nadaf pediu a extensão do benefício, mas deve aguardar um exame futuro.


Leia mais:

Desembargador vota por tirar Silval da cadeia, mas julgamento é adiado após pedido de vistas

A sessão foi restabelecida após voto favorável do relator, no dia 16 de março. A conclusão do feito foi adiada por pedido de vistas do desembargador Gilberto Giraldelli. O político poderia deixar o Centro de Custódia nesta quarta, porém, na tarde de ontem foi deflagrada a terceira fase da operação Sodoma, gerando um novo mandado de detenção.

A sessão contou com os magistrados Luiz Ferreira da Silva, como relator, Gilberto Giraldelli e Juvenal Pereira da Silva.

As investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) revelam que o ex-governador foi o principal responsável pelo desvio de R$ 7 milhões das contas do Intermat no final de 2014. A ação nomeada de Seven, apura o desvio por meio da compra fraudulenta de uma propriedade rural na região do Manso.

Confira a conclusão do julgamento:

15h46 - A defesa de Pedro Nadaf pede a extensão da liberdade. Ele também é reu nos autos da Operação Seven. O colegiado, porém, roga que o advogado faça o pedido por escrito.

15h45 - Por maioria, Silval Barbosa consegue revogar prisão na Operação Seven. O político segue preso por mandado sa Operação Sodoma fase três.



15h44 - Juvenal Pereira vota pela liberdade do ex-governador Silval Barbosa.


15h04- Com o voto de Giraldelli, caberá ao desembargadr Juvenal Pereira desempatar e concluir o julgamento.

15h00 - Gilberto Giraldelli vota por negar o pedido de liberdade em habeas corpus.

14h07 -
A sessão é iniciada. Gilberto Giraldelli passa a proferir seu voto. O desembargador relembra o voto do relator, que votou por conceder liberdade.

14h03 - Mesmo que os magistrados decidam por revogar a prisão na Operação Seven, Silval permanecerá detido devido ao mandado expedido na tarde da última terça-feira (22) na terceira fase da Sodoma.

14h00
- No dia 16 de março, Luiz Ferreira, relator no caso, votou por conceder liberdade de Silval. Medida cautelares substitutivas seriam impostas. Ferreira citou a decisão do Supremo Tribunal Federal, datada do dia 15 de março, que revogou a prisão contra Silval na Operação Sodoma (primeira fase).


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet