Olhar Jurídico

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

FICHA LIMPA?

Mesmo com indefinição no quadro de deputados, cerimônia de diplomação dos eleitos será dia 19

Mesmo com indefinição no quadro de deputados, cerimônia de diplomação dos eleitos será dia 19
Mesmo com a indefinição dos nomes que deverão compor a Assembléia Legislativa de Mato Grosso a partir de 2015 a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no último pleito eleitoral será no dia 19 de dezembro. As incertezas sobre as nomeações surgiram depois que, noite de terça –feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral deferiu o registro de candidatura de Altir Peruzzo (PT) e proveu o agravo regimental interposto por Valdir Barranco - ambos postulantes ao cargo de deputado estadual - dando novos rumos ao quadro político.


Leia mais:
TSE defere registro de candidatura de Peruzzo e dá provimento a agravo de Barranco


Com a decisão do TSE, Peruzzo passa a ser automaticamente o 1º suplente da coligação “Amor a Nossa Gente II” superando o vereador por Cuiabá, Allan Kardec (PT). Caso Valdir Barranco consiga o deferimento do seu registro a coligação “Amor a Nossa Gente” (PT, PR, PMDB e PROS) passará a contar com nove deputados estaduais e a Frentinha, liderada pelo Partido Verde (PV), perderia uma cadeira. O recurso de Barranco não deverá ser julgado até a data da diplomação.

Além dos 24 deputados estaduais e suplentes, oito deputados federais, o senador Wellington Fagundes (PR),o vice-governador Carlos Fávaro (PP) e o governador Pedro Taques (PDT), todos eleitos nestas eleições, serão diplomados em sessão solene realizada no Centro de Eventos Pantanal. O ato público diplomará também dois suplentes de deputados estaduais e dois de deputados federais por coligação.

O evento será restrito a convidados, entre eles servidores da Justiça Eleitoral, autoridades, segmentos de classe, familiares e amigos dos diplomados. A mesa de honra será composta pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Juvenal Pereira da Silva, corregedora eleitoral Maria Helena Gargaglione Póvoas, procurador Regional Eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, juízes membros e autoridades convidadas.

De acordo com o código eleitoral, o diploma é obrigatório e exigido no momento da posse. O desembargador Juvenal Pereira da Silva destaca a importância da cerimônia de diplomação . “É o fechamento dos trabalhos do processo eleitoral. O TRE-MT cumpriu sua função com sucesso nas Eleições 2014 graças a dedicação e trabalho dos servidores, requisitados e terceirizados da Justiça Eleitoral. A diplomação fecha com chave de ouro o ciclo”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet