O PL, sigla do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini, impetrou procedimento na Justiça Eleitoral requerendo informações detalhadas sobre pesquisa que mostrar o seu possível adversário, deputado estadual Eduardo Botelho (UNIÃO), liderando com mais de 10% de folga. O requerimento é desta segunda-feira (3), mesma data em que a pesquisa foi divulgada.
Leia também
Juiz retira sigilo e libera informações de celular de advogado executado; MP reclama de limitação
Pesquisa realizada pelo instituto MT Dados aponta Eduardo Botelho com 38% na estimulada, seguido de Abilio Brunini com 24%, enquanto Lúdio Cabral (PT) tem 13%. O levantamento aponta ainda o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) com 2%.
No levantamento, Botelho também lidera na modalidade espontânea, que é quando não é dada nenhuma alternativa para resposta. O chefe do Legislativo aparece com 25%, enquanto Abilio tem 17% da intenção de votos e o petista é citado por 8% dos entrevistados. Juca do Guaraná surge com 1% e Reginaldo tem 0%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de maio, com 1.060 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é MT-01200/2024.
No pedido à Justiça Eleitoral, o PL requer que seja permitindo acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados. Que seja ainda disponibilizado o relatório entregue ao solicitante da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado, para facilitar a conferência das informações divulgadas.
Pedido aguarda julgamento na Justiça Eleitoral de Mato Grosso.