Laudo pericial elaborado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça concluiu várias irregularidades, como poluição ambiental, sonora e atmosférica oriundas de indústria que atua com armazenamento de grãos em perímetro urbano no município de Vera, há 477 km da capital. Diante da constatação pelo laudo, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça lançou um questionário para ouvir os moradores da cidade que estariam sendo afetados. O comunicado do MP foi publicado nesta segunda-feira (16).
Leia mais:
TJ nega recurso de vereadora que buscava suspender reajuste na tarifa de ônibus em Cuiabá
Segundo o promotor de Justiça responsável pela investigação, Daniel Luiz dos Santos, a perícia apontou várias irregularidades, entre elas, a não utilização de equipamentos de proteção individual entre os funcionários do armazém e poluição ambiental.
Conforme Santos adiantou, o MP pretende, com o questionário, elaborar diagnóstico sobre a quantidade de munícipes que foram afetados pela poluição oriunda do estabelecimento e que, inclusive, apresentaram problemas de saúde.
“Essas informações vão subsidiar posterior proposta para indenização dos danos ambientais coletivos difusos causados à comunidade de Vera/MT”, afirmou o promotor à assessoria do órgão ministerial.
Segundo o promotor, o Ministério Público já encaminhou cópia do laudo pericial produzido à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e requisitou a adoção de providências, além da realização de uma nova inspeção no mês de julho, quando a safra é mais intensa.
Também foi requisitado ao prefeito municipal e aos vereadores informações a respeito de eventuais denúncias recebidas e providências tomadas sobre o assunto.