Imprimir

Notícias / Geral

TCU para processo em que Homero figura como alvo

De Brasília -- Catarine Piccioni

A segunda câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu suspender processo de tomada de contas simplificada do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) referente ao exercício de 2006 até a apreciação de outro caso. Em ambos, o deputado federal Homero Pereira (PSD) aparece como um dos responsáveis, pois foi dirigente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e do Senar.

Os ministros consideraram que irregularidades apuradas em outro processo -- a prestação de contas referente a 2007 da entidade -- “podem ter reflexo no mérito” da tomada de contas.

Ainda de acordo com o acórdão proferido recentemente, “a cadeia de responsabilidade pelas possíveis irregularidades praticadas em 2006 e 2007” está sendo examinada atualmente no outro processo.

Os processos do TCU têm a ver com as investigações da operação Cartilha, cujas investigações começaram a partir de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) em aquisições (com e sem licitações) de materiais (cartilhas e manuais) destinados à execução de programas desenvolvidos pelo Senar, vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A CGU estimou rombo milionário. Por meio da assessoria, Pereira repetiu não ter cometido nenhuma irregularidade e que "tudo foi feito dentro dos critérios estabelecidos pela instituição, que é privada e não pública".


Imprimir