Imprimir

Notícias / Eleitoral

Eleito deputado estadual, Beto é denunciado por derramamento de santinhos

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Ministério Público Federal (MPF) abriu processo na Justiça eleitoral em face de Alberto Machado, o Beto Dois A Um, eleito deputado estadual. Processo versa sobre derramamento de santinho no dia dois de outubro, data do primeiro turno.

Leia também 
Associação Nacional questiona no Supremo excesso de comissionados no Ministério Público de Mato Grosso

 
“No dia 02/10/2022, data do 1º turno das Eleições Gerais de 2022, foi feito um intenso derrame de ‘santinhos’ do representado nas vias públicas, calçadas e até mesmo no interior de prédios públicos onde funcionam locais de votação das zonas eleitorais desta Comarca, com a inescondível finalidade de promover propaganda eleitoral irregular”, diz trecho dos autos.
 
Na ação, o Ministério Público lista quatro locais em que santinhos do candidato foram encontrados: Escola Municipal Jardim Bela Vista, em Sorriso; Escolas Estaduais Cel. Arthur Borges e Profa. Elizabet Evangelista Pereira, em Rosário Oeste; Escola Estadual Prof Vitorino Monteiro, em Cuiabá.
 
“Tal conduta configura grave ilícito eleitoral que, por presunção legal, afeta a normalidade e legitimidade das eleições promovendo, às vésperas das eleições, derramamento de santinhos em vias públicas e locais próximos as eleições com escopo de auferir indevida vantagem em relação aos demais candidatos. Por essa razão, deve o representado ser punido com os rigores da legislação eleitoral”.
 
Ministério Público pede que a representação julgada procedente para condenar o representado, de forma individual, ao pagamento da multa.
Imprimir