Imprimir

Notícias / Eleitoral

Magistrado suspende propaganda de Márcia contra Mauro Mendes por 'montagem' de falas sobre VLT

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Sebastião de Arruda Almeida concedeu liminar para que Márcia Pinheiro (PV) retire do ar propaganda que contém montagem e falas descontextualizadas sobre o governador Mauro Mendes (UNIÃO) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ambos os nomes concorrem ao Poder Executivo de Mato Grosso. Decisão é do dia 18 de setembro.

Leia também 
TRE manda site remover matéria contendo fake news contra o governador Mauro Mendes

 
Segundo os autos, inserção divulgada na data de 16 de setembro de 2019 contém montagem entre fala atual do candidato Mauro Mendes, um locutor e falas do candidato Mauro Mendes durante a campanha de 2018.
 
A propaganda traz Mauro Mendes, supostamente durante campanha de 2018, afirmando que resolveria o problema do VLT em um prazo de um ano. “Isso também é fake News, governador?”, questiona o narrador na propaganda de Márcia.
 
No processo, Mauro Mendes salientou que a afirmação exposta não faz referência ao VLT durante o seu governo, e sim, sobre declarações proferidas no programa Resumo do Dia em 2018, em que Mauro participou à época como candidato ao Governo do Estado.
 
Em sua decisão, magistrado considerou que Márcia “se valeu de montagens e trucagens com a inserção de falas descontextualizadas, ententado atribuir ao próprio candidato a responsabilidade pelo atraso nas obras do VLT ou BRT”.
 
“Em face do exposto, com esteio no art. 300 do Código de Processo Civil, concedo a liminar vindicada, para determinar à parte representada que proceda a retirada do vídeo veiculado como inserção-propaganda eleitoral, constante desta Representação, em até 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de multa diária que fixo em R$ 10.000,00 (dez mil reais), quantia que considero justa e razoável ao caso concreto”.
Imprimir