Imprimir

Notícias / Eleitoral

TRE vê ilegalidade em propagandas do PL com Fagundes e determina perda de tempo no próximo semestre

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso julgou procedentes duas representações movidas pelo PP em face de propagandas do PL com a presença do senador em busca de recondução, Wellington Fagundes. Decisão foi estabelecida nesta terça-feira (5). Em cada processo, houve a declaração da perda de um minuto de propaganda partidária, sanção que deve ser cumprida no próximo semestre.

Leia também 
TRE determina suspensão de propaganda eleitoral irregular veiculada por Wellington Fagundes

 
Conforme o primeiro processo, na data de 16 de abril de 2022 a agremiação partidária PL deu início à divulgação da sua propaganda eleitoral partidária. Na peça, o senador Wellinton Fagundes aparecia dizendo: “no governo Bolsonaro, dobramos os recursos do Fundeb, permitindo o aumento do salário dos professores. E como relator do orçamento da Educação, garantimos mais de R$ 137 bilhões de reais para o setor. Outra vitória foi a renegociação das dívidas do FIES, um projeto de minha autoria”.
 
Segundo processo afirma que, em data de 27 de abril de 2022, PL e Fagundes utilizaram de discurso irregular durante propaganda partidária eleitoral, os quais foram veiculados na televisão, rádio e redes sociais, em total desvirtuamento de sua finalidade legal, unicamente para promover o pré-candidato.
 
A propaganda do dia 27 de abril dizia: “fui relator na comissão da covid no Senado e sou autor da lei que garante a produção da vacina 100% nacional”. Ainda: “e nesse ano produziremos vacina pra toda nossa população gerando empregos para os nossos brasileiros”.
 
Pleno do Tribunal Regional Eleitoral concluiu que o partido desvirtuou a propaganda eleitoral, realizando a divulgação de propaganda de candidato a cargo eletivo.
Imprimir